Pular para conteudo principal

Notícias

Deputados discutem pleitos da Polícia Civil da Paraíba

Publicado em 8 de agosto de 2017 às 17:44

08.08.17 audiencia publica policia civil © roberto guedes (27)A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta terça-feira (8), uma Audiência Pública para discutir pleitos dos policiais civis. A propositura, de iniciativa dos deputados estaduais Daniella Ribeiro, Renato Gadelha e Janduhy Carneiro, teve o objetivo de debater a elaboração de uma lei orgânica da categoria e do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da Polícia Civil da Paraíba através dos trabalhos da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Casa.

De acordo com a presidente da sessão, deputada Daniella Ribeiro, várias providências podem ser tomadas como a valorização, treinamento e equipamentos adequados para a categoria. “Quanto à lei orgânica, muito deve ser feito, mas acredito que a premissa básica reside em garantir uma autonomia orçamentária e funcional da Polícia Civil, pois, dessa forma, a polícia poderá estabelecer prioridades, alocar recursos e gerir seus serviços com foco na sua atividade-fim”, explicou.

Já os deputados Janduhy Carneiro e Renato Gadelha afirmaram que o tema é de extrema relevância e ressaltaram que os parlamentares estão sempre abertos aos pedidos e requerimentos para atender as necessidades dos profissionais de todas as categorias. “Continuamos atentos aos pleitos não só dos policiais civis, mas também dos militares e de outras categorias que vêm a esta Casa em busca de apoio e solidariedade em relação a perdas salariais”, destacou Janduhy.

Para o presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado da Paraíba, Herbert Boson, a autonomia da instituição pode melhorar o funcionamento da perícia. “Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), em 2015, que investigou a morte de jovens negros no Brasil teve a conclusão que somente uma perícia autônoma é capaz de fazer justiça aos jovens negros mortos no país”, finalizou.

Também participaram da sessão a presidente da Associação dos Policiais Civis de Carreira da Paraíba (Aspol-PB), Suana Melo; o representante do Comando-Geral da Polícia Militar da Paraíba, major Rafael Miranda e o tesoureiro e representante da Associação dos Servidores do Quadro Logístico da Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba (Asseds/PB), Ednaldo Antonio Pereira, além representantes e integrantes da Polícia Civil da Paraíba.