Pular para conteudo principal

Notícias

Assembleia Legislativa debate situação da UEPB

Publicado em 18 de maio de 2017 às 19:59

180517 - Audiência debate situação da UEPB - ©nyll pereira - 002 - _DSC7588A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quinta-feira (18), uma Sessão Especial para debater a situação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A propositura foi do deputado Raniery Paulino e teve como objetivo discutir condições de trabalho do corpo técnico e docente da instituição.

O deputado Raniery Paulino destacou a necessidade de se discutir o ensino superior da instituição. “Este requerimento surgiu da necessidade de constatar a forma de tratamento do ensino público e autonomia da UEPB e, conseqüentemente, debater os mecanismos de enfrentamento da crise e das dificuldades de manutenção na estrutura dos cursos da instituição”, ressaltou o parlamentar.

De acordo com o deputado Tovar Correia Lima, a Sessão Especial foi feita com o objetivo de sugerir e indicar soluções para o funcionamento da instituição. “Essa Sessão tem um viés para criar um canal de diálogo com o Governo do Estado, e redigir um documento conciso que seja distribuído para os deputado e anunciar à imprensa com o intuito de cobrar mudanças por meio de números”, afirmou.

180517 - Audiência debate situação da UEPB - ©nyll pereira - 001 - _DSC7580O deputado estadual Guilherme Almeida finalizou o discurso lembrando da continuidade da cobrança através de pleitos com dados transparentes. “Os problemas do alunado, do corpo docente, das condições de trabalho e dos professores substitutos dependem de uma harmonia e consenso que haverão de chegar se continuarmos, ordeiramente, com a nossa obrigação para construir uma solução para esta situação”, encerrou o parlamentar.

A coordenadora do Comando de Greve da UEPB, a professora Cristiane Nepomuceno, destacou que a ocasião ajudou a enaltecer a discussão sobre as finanças da instituição. “O corte das verbas que atendem as demandas estudantis reduzem o número de bolsas e inviabiliza a instituição no sentido de construir uma residência universitária que abrigue os que mais precisam”, ressaltou.

Também participaram da Sessão Especial os deputados estaduais Renato Gadelha, Anísio Maia, Janduhy Carneiro; o reitor da UEPB, Rangel Junior; o vice-reitor da UEPB, Flávio Romero; a representante do Comando de Greve da UEPB, professora Cristiane Nepomuceno; o vice-presidente da Secretaria Regional Nordeste II do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), professor Josevaldo Cunha, o secretário-geral do Diretório Central dos Estudantes, Rique Peres, além de outras lideranças e membros de movimentos da sociedade civil.