Notícias
ALPB oferece biblioteca fixa e Itinerante
Publicado em 20 de novembro de 2007 às 0:00
A Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba oferece aos servidores, dependentes e a comunidade em geral os serviços da Biblioteca fixa e itinerante, contando com cerca de 30 profissionais entre especialistas, professores pedagogos entre outros.
De acordo com a diretora Maria de Fátima Luna Lisboa, os freqüentadores da Biblioteca contam com um acervo de mais de 5.500 exemplares entre livros, revistas e documentos, alguns escritos em braile. Os funcionários podem fazer uso de todo o acervo como forma de empréstimos, livros e materiais para pesquisa.
Já o Projeto “Fazendo Arte” com a Biblioteca Itinerante da Assembléia Legislativa da Paraíba, realizado de abril a dezembro de 2007, trabalha com crianças de 6 a 12 anos, na Escola Estadual João Roberto Borges e na Creche Ângela Maria Meira de Carvalho da Escola José do Patrocínio.
Objetivando incentivar as crianças pelo gosto da leitura, os livros infantis e infanto-juvenis são usados pelos contadores de historias para despertarem a imaginação das crianças e conseqüentemente a memória, reflexão e linguagem.
Segundo dados estatísticos publicados na Revista Nova Escola – edição 200, apenas 2,6% da população brasileira é plenamente alfabetizada e cada cidadão lê em média apenas 1,8 livro por ano (contra 2,4 da Colômbia, 5,0 dos Estados Unidos e 7,0 da França).
Considerando a importância da leitura e o fato de que qualquer segmento da sociedade pode fazer algo para levar o brasileiro a ler mais, a Biblioteca da Assembléia resolveu inovar otimizando o trabalho, fugindo da rotina e criando novas formas de incentivo a leitura, além de quebrar paradigmas para formar novos leitores.
Para Fátima a realização desse trabalho educativo e de cunho social e tem o objetivo maior de proporcionar às crianças um ensino de leitura contextualizada, dinâmica e criativa.