Notícias
Conab, abastecimento de água e duodécimo são discutidos na ALPB
Publicado em 12 de setembro de 2013
O deputado Janduhy Carneiro (PEN) cobrou da bancada federal (deputados e senadores) empenho, em Brasília, contra o fechamento de pólos regionais da Conab em Catolé do Rocha e Itaporanga. Segundo ele, a decisão de centralizar o abastecimento na sede do órgão localizada em Patos, tem causado sérios prejuízos aos pequenos agricultores paraibanos.
“Ano passado faltava milho, depois faltava o transporte para levar o milho para as propriedades rurais e agora, para a nossa surpresa, fecham os armazéns onde justamente a ração era armazenada para distribuição com os produtores rurais. Isso causa perplexidade, estranheza porque não se justifica uma medida dessas nem na época de inverno. O governo federal toma essa decisão numa época de forte estiagem e espero providências emergenciais da nossa bancada federal”, discursou.

O deputado Carlos Dunga (PTB) também demonstrou a sua preocupação com relação ao fechamento da companhia, no entanto, ele direcionou o seu discurso para o problema do abastecimento de água sofrido pela população da região que engloba o município de Pombal. Para o petebista, é preciso encontrar uma forma de aproveitar melhor as águas do açude de Coremas, por meio do Rio Piranhas, que acabam por desaguar no estado vizinho do Rio Grande do Norte.
“O município de Pombal sofre com a proibição da circulação de carros pipas e o Rio Piranhas leva nossa água para o Rio Grande do Norte, enquanto o nosso povo sofre. Precisamos, nós deputados, nos unirmos e lutarmos para que os nossos conterrâneos sertanejos não fiquem sem a água de Coremas, que é um bem nosso”, disse.
Durante o seu pronunciamento, o deputado Carlos Dunga ainda elogiou a Mesa Diretora da ALPB pela entrega da nova sede da Procuradoria Geral e do Procon do Poder Legislativo. “Um grande acontecimento para esta casa, por esta nova acolhida oferecida aos procuradores Abelardo Jurema e João Cyrillo Neto, além de todo o Corpo de Procuradores que passará a atuar em novas instalações para atender bem a nós deputados, servidores e população”, disse o deputado.
O parlamentar ainda ressaltou o empenho do presidente da Casa de Epitácio Pessoa, Ricardo Marcelo (PEN), em busca do aumento no percentual de repasse do duodécimo para o Poder Legislativo. “Louvo essa ideia, os nossos funcionários precisam de melhores salários, acomodações, os parlamentares também. Sei da experiência do nosso presidente. Ele já sabe do que precisamos para executar um bom trabalho”, comentou.
O deputado Gervásio Maia (PMDB) repercutiu, na tribuna, os resultados da audiência pública promovida pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da ALPB, nesta quarta-feira (11), sobre o possível uso irregular das aeronaves do Governo Estadual. O parlamentar peemedebista chegou a propor a constituição de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na ALPB, para apurar a denúncia.
“A Assembleia não pode deixar de fiscalizar, dissemos ontem que se o secretário chefe da Casa Militar não viesse, esta casa teria a obrigação de apurar com maior profundidade e me refiro à instalação de uma CPI, ferramenta que nos proporcionará mais facilidade para ter acesso aos planos de voo fornecidos pelo Ministério da Defesa, de ouvir os pilotos das aeronaves”, disse o deputado ao se referir ao coronel Fernando Antônio Soares Chaves, que não compareceu a audiência. Ele justificou, por meio de ofício, que a CCJ não teria prerrogativas para a convocação.
A deputada Olenka Maranhão (PMDB) também defendeu a instauração da CPI. “Esta casa tem o dever de fiscalizar a destinação dos recursos públicos e o pior dessa história é a forma escancarada como esse processo tem sido feito, quando sequer incomoda aos envolvidos, a exposição das imagens nas redes sociais. Abrir essa discussão, a exemplo de outros estados, é uma forma de dar uma resposta ao cidadão que clama por transparência pública no uso do erário”, disse.
Alguns deputados estaduais também aproveitaram para justificar a ausência na sessão ordinária desta quarta-feira (11). Na oportunidade, a mesa diretora determinou o corte de ponto dos faltosos. Ao todo, 18 parlamentares deixaram de comparecer no horário regimental e isso acabou impedindo a votação de matérias.
Entre eles, os deputados Carlos Dunga, Branco Mendes (PEN) e Trócolli Júnior (PMDB). O primeiro alegou que estava em encontro promovido no interior do Estado e que já tinha justificado a falta na sessão anterior. Já o segundo, afirmou que esteve ausente das sessões da última terça-feira (10) e quarta-feira (11), devido a uma viagem à Brasília, para tratar das emendas destinadas aos municípios que compõem a sua base política. “O jornal de hoje me incluiu como um dos faltosos, mas quero registrar em ata que estive na Capital Federal, inclusive, justificado previamente nesta casa”, disse Trócolli.
O deputado Vituriano de Abreu (PSC) repercutiu a forma de gestão adotada pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT). Segundo ele, o petista age com coerência em relação ao cumprimento do plano de governo, com a execução do Passe Livre para estudantes da rede municipal, e a promoção da realização da reunião de ministros do governo federal, na Capital paraibana, nesta sexta-feira (13).
“Tenho acompanhado a gestão de Luciano, um jovem, que prioriza o trabalho e que vem a coroar o trabalho com este encontro que vai beneficiar João Pessoa com outras ações”, concluiu.
Texto: Ângelo Medeiros/ALPB
Fotos: Aguinaldo Mota/ALPB
≪ Voltar para a Agência de Notícias