Pular para conteudo principal

Notícias

Lindolfo denuncia fechamento da Conab que prejudica 3 mil agricultores em Sousa

Publicado em 11 de setembro de 2013

Lindolfo PiresO deputado estadual Lindolfo Pires (DEM) protestou na manhã dessa quarta-feira (11), da tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba, contra o fechamento dos postos avançados dos escritórios da Companhia Nacional de Habitação (Conab), nos municípios de Sousa, Catolé do Rocha e Itaporanga.

Fe acordo com o deputado,  apenas no município de Sousa cerca de três mil pequenos agricultores cadastrados estão sendo prejudicados, pois deveriam retirar 18 sacas de milho cada um para utilizarem na alimentação do rebanho que está quase dizimado, devido aos efeitos provocados pela seca na Paraíba, principalmente no Sertão.

De acordo com o parlamentar, a Conab está deixando os pequenos agricultores morrerem à mingua por não querer pagar as diárias dos servidores que são responsáveis pelo cadastro e liberação do milho nessas três cidades paraibanas.

Segundo Lindolfo Pires, em cada escritório, mantido por entidades ou prefeituras, trabalham apenas dois funcionários da Conab e os gastos da companhia são apenas com as diárias desses seis servidores federais. “A Conab conta apenas com dois funcionários em cada escritório e arca com apenas 20 diárias para pagar a eles. A Conab é quem tem o cadastro e quem sabe quem são os agricultores e quais as quantidades de milho que eles têm direito”, lembrou.

“Independente de partidos políticos, hoje o que nós queremos é uma solução para a Conab. Queremos que a Companhia Nacional de Abastecimento não feche esses postos avançados. Exigimos que haja uma agilidade na distribuição do milho que estão estocados. Hoje existe uma superprodução de milho nas regiões Sudeste e Centro Oeste do Brasil. Se tem muito milho, significa dizer que o preço está baixo. É a lei da oferta e da procura. Esse é um bom momento para que o governo federal reabasteça os seus postos, comprando milho agora na época da safra que o preço está menor para distribuir com quem mais precisa que são os agricultores aqui do Nordeste”, disse Lindolfo Pires.

Finalizando, o parlamentar Democrata alertou que caso não haja uma solução breve para o caso o rebanho poderá ser totalmente dizimado. “Infelizmente o nosso rebanho tende a ser dizimado se tudo isso não vir a ser totalmente solucionado em curto espaço de tempo”.

 

Da Assessoria do Deputado

Multimídia

Imagens em alta resolução

Lindolfo Pires
≪ Voltar para a Agência de Notícias