Notícias
Assembleia aprova quase 200 matérias durante sessão remota nesta quarta
Publicado em 15 de julho de 2020A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou 198 matérias durante sessão extraordinária realizada pelo sistema de videoconferência nesta quarta-feira (15). Entre requerimentos, projetos de Lei e Medida Provisória, os deputados apreciaram textos que asseguram direitos dos paraibanos e minimizam os danos causados pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).
Entre os projetos de Lei aprovados está o 1.850/2020, do deputado Tião Gomes, que obriga os serviços públicos, filantrópicos ou privados de hemoterapia contratados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Paraíba a realizar teste de detecção da covid-19 em todas as amostras de sangue de doadores.
“É público e notório o fato de que muitas pessoas possam portar a covid-19 e estarem assintomáticas, o que pode levar outras pessoas à contaminação por meio das gotículas de saliva ou por meio da doação de sangue”, alertou o deputado.
Os deputados também aprovaram a Medida Provisória (MP) 292/2020, de autoria do Governo do Estado, que cria o Hospital das Clínicas de Campina Grande e a abertura de Crédito Extraordinário no valor de R$ 24 milhões para a administração da instituição, até o final deste ano.
Também foram rejeitados pela maioria dos parlamentares os vetos 115 e 116/2020 aos Projetos de Lei 1.590 e 1.722/2020, ambos de autoria do deputado Felipe Leitão. Na apreciação da primeira matéria, os parlamentares mantiveram a possibilidade de parcelamento dos débitos em contas de energia e de água e esgoto, enquanto vigorar o Decreto Estado de Calamidade Pública na Paraíba.
Na votação do texto seguinte, o Legislativo paraibano se colocou a favor da garantia a servidoras e empregadas públicas civis e militares da licença maternidade automática, durante a pandemia decorrente da covid-19.
≪ Voltar para a Agência de Notícias