Notícias
Comissão de Orçamento da ALPB aprova relatório da LDO 2021
Publicado em 18 de junho de 2020A Comissão de Orçamento, Fiscalização, Tributação de Transparência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, durante reunião remota nesta quinta-feira (18), o relatório final do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentária, 1.644/2020, de autoria do Governo da Paraíba. O projeto dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária do Estado para o exercício financeiro de 2021.
A reunião contou com a participação dos deputados Wilson Filho (presidente da Comissão), Ricardo Barbosa, Eduardo Carneiro, Tião Gomes, Anderson Monteiro e Taciano Diniz.
O relatório do projeto, de autoria do deputado Tião Gomes, foi aprovado por maioria, com a incorporação de três emendas. Entre elas, a 175, que formaliza a execução das emendas parlamentares de forma mais adequada. “Para tanto, usamos as ações realizadas pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, adequando, claro, para a nossa realidade”, explicou o deputado Tião Gomes.
A proposta aprovada prevê a disponibilização de 0,6% da receita para as emendas impositivas dos parlamentares, que possibilita aos deputados apresentar emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) destinando recursos do Estado para determinadas obras, projetos ou instituições. Desse total, 50% deve ser destinado, obrigatoriamente, a emendas de serviço público na área da saúde. Os outros 50% ficam a critério de cada parlamentar.
“A emenda impositiva vai ajudar, de maneira orientada, democratizando, ainda mais, o orçamento”, explicou o deputado Anderson Monteiro. “A emenda impositiva é uma conquista nossa, do parlamento”, complementou Tião Gomes.
Outra emenda, a 173, que modifica critérios para elaboração do orçamento dos poderes. “Conversamos com todos os poderes e fizemos uma modificação para que possamos atendê-los de forma igualitária”, destacou Tião Gomes.
Com as modificações realizadas, o projeto que trata da LDO segue para ser debatido e aprovado por todos os deputados da ALPB.
LDO 2021
A Lei de Diretrizes Orçamentária estabelece as prioridades e metas da Administração Pública Estadual, assim como, a estrutura e a organização dos orçamentos, as diretrizes gerais, as orientações e os critérios para a elaboração e a execução do orçamento do Estado.
Em mensagem enviada à Assembleia, o governador João Azevêdo ressaltou a desaceleração econômica decorrente da crise global causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) que deverá exigir do Executivo um conjunto de intervenções para garantir o funcionamento social e econômico do Estado. “Teremos grandes desafios para minimizar esses impactos e aprimorar a alocação de recursos, em prol da vida do povo paraibanos”, afirmou o governador.
≪ Voltar para a Agência de Notícias