Pular para conteudo principal

Notícias

Buba defende autonomia das universidades no processo de escolha dos reitores

Publicado em 12 de junho de 2020

bubaO deputado Buba Germano (PSB), presidente da Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia e Inovação da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), criticou, nesta sexta-feira (12), em vídeo postagem nas redes sociais, a Medida Provisória nº 979/2020, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que autoriza o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a indicar os reitores das universidades públicas, à revelia da comunidade acadêmica, durante o período da pandemia do novo Coronavirus.

“Eu quero me dirigir a toda comunidade acadêmica, especialmente da Paraíba, para manifestar o nosso repúdio a essa medida provisória que mostra, claramente, o processo de intervenção na autonomia das universidades no processo de escolha dos reitores”, declarou.

O deputado lembra que o processo de escolha dos reitores das instituições de ensino superior é um dos mais democráticos, porque envolve toda a comunidade acadêmica – docentes, discentes e servidores, para eleger o gestor da instituição pelo período de quatro anos. “Intervir nesse processo de escolha é ferir a autonomia das universidades”, ratificou.

Buba Germano conclamou a classe política, professores, servidores e alunos das instituições de ensino superior para manifestarem repúdio a essa decisão, sugerindo que o Congresso Nacional devolva a MP 979/2020 ao Poder Executivo.

“O Governo Federal precisa entender que essa pandemia será solucionada através da pesquisa, da ciência e com tecnologias inovadoras para enfrentamento pandemia da Covid-19. É isso que o mundo inteiro está discutindo. Portanto, as universidades contam com a nossa solidariedade e esperamos que o Congresso devolva essa Medida Provisória e que ela não prospere”, finalizou.

Multimídia

≪ Voltar para a Agência de Notícias