Notícias
Buba defende autonomia das universidades no processo de escolha dos reitores
Publicado em 12 de junho de 2020O deputado Buba Germano (PSB), presidente da Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia e Inovação da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), criticou, nesta sexta-feira (12), em vídeo postagem nas redes sociais, a Medida Provisória nº 979/2020, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que autoriza o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a indicar os reitores das universidades públicas, à revelia da comunidade acadêmica, durante o período da pandemia do novo Coronavirus.
“Eu quero me dirigir a toda comunidade acadêmica, especialmente da Paraíba, para manifestar o nosso repúdio a essa medida provisória que mostra, claramente, o processo de intervenção na autonomia das universidades no processo de escolha dos reitores”, declarou.
O deputado lembra que o processo de escolha dos reitores das instituições de ensino superior é um dos mais democráticos, porque envolve toda a comunidade acadêmica – docentes, discentes e servidores, para eleger o gestor da instituição pelo período de quatro anos. “Intervir nesse processo de escolha é ferir a autonomia das universidades”, ratificou.
Buba Germano conclamou a classe política, professores, servidores e alunos das instituições de ensino superior para manifestarem repúdio a essa decisão, sugerindo que o Congresso Nacional devolva a MP 979/2020 ao Poder Executivo.
“O Governo Federal precisa entender que essa pandemia será solucionada através da pesquisa, da ciência e com tecnologias inovadoras para enfrentamento pandemia da Covid-19. É isso que o mundo inteiro está discutindo. Portanto, as universidades contam com a nossa solidariedade e esperamos que o Congresso devolva essa Medida Provisória e que ela não prospere”, finalizou.