Notícias
ALPB entrega Medalha de Honra ao Mérito Legislativo ao comandante da Força Tática da PM
Publicado em 28 de novembro de 2019O Capitão Marx Cahuê Batista da Silva, comandante da Força Tática do 1º Batalhão da Polícia Militar da Paraíba, sediado em João Pessoa e responsável pelo policiamento na Região Metropolitana da capital, recebeu, nesta quarta-feira (27), da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Senador Humberto Lucena, “pelos relevantes serviços prestados ao povo paraibano nas mais diversas atividades que tem exercido”.
A homenagem, proposta pelo deputado João Bosco Carneiro Júnior, contou com a participação de diversos oficiais da Polícia Militar da Paraíba, de parlamentares e parentes do Capitão. A Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Senador Humberto Lucena foi instituída pela Resolução n° 741, de 18 de dezembro de 2002, e regulamentada pelo Ato nº 41 da Mesa Diretora, em 14 de janeiro de 2003.
Na justificativa, o deputado Bosco Carneiro declarou que o Capitão Cahuê é um jovem oficial da Polícia Militar da Paraíba, que tem se destacado pelos serviços prestados à segurança pública do Estado e que tem demonstrado compromisso com a população.
“A Paraíba por diversos anos tem apresentado redução nos índices de violência contra a pessoa, então essa homenagem prestada ao Capitão Cahuê vem com o objetivo de incentivar e motivar os demais membros da Polícia Militar”, afirmou.
Para o deputado, como representante da população, o Poder Legislativo também tem o dever de estar atento e reconhecer a força dos servidores que atuam na linha de frente da Segurança Pública da Paraíba. O Capitão Cahuê, por sua vez, disse que a homenagem, de certa forma, recai sobre a responsabilidade de servir à sociedade civil. “Como muita honra, agradeço ao deputado João Bosco Carneiro Júnior e seus pares por esta homenagem que foi aprovada por unanimidade pelo Poder Legislativo Estadual, e que nos estimula a continuar desenvolvendo o nosso trabalho com muita responsabilidade e com o objetivo de conseguir, cada vez mais, enaltecer a nossa corporação e desenvolver um bom trabalho para a sociedade”, declarou.
O Coronel PM Melquisedec Lima disse que o Capitão Cahuê, dentro da unidade 1º BPM, dentro da instituição Polícia Militar da Paraíba, “é um exemplo a ser seguido”. “Não só pelos seus subordinados, mas eu, por particularmente, sigo muito o seu exemplo de retidão, de confiança, de honestidade. Meus parabéns. Sinta-se muito honrado pela homenagem que recebe desta Casa”, afirmou.
O Coronel Sena destacou que é muito fácil falar do Capitão Cahuê, pelo seu exemplo de probidade, de honestidade, de honradez. “Pessoas que têm o vigor de trabalhar, principalmente por aquelas pessoas que mais precisam. Isso é muito bom e gratificante. Capitão Cahuê, sinta-se honrado, feliz e satisfeito, porque essa é uma homenagem ímpar, da mais alta casa legislativa do estado. Que lhe dá a responsabilidade de fazer ainda mais pela corporação e pela população paraibana”, declarou.
Os dois oficiais fizeram questão de citar e parabenizar a senhora Stelamaris Batista, mãe do homenageado. Visivelmente emocionada, ela agradeceu a “Casa de Epitácio Pessoa” pela homenagem ao filho, afirmando que o Capitão Cahuê muito lhe dá orgulho, tanto na vida pessoal quando profissional.
“Eu estou muito honrada de estar aqui participando dessa homenagem ao meu filho, que é uma pessoa tão maravilhosa e que sempre mereceu a minha confiança. Sempre estive ao lado dele – um bom filho, um bom pai, um bom irmão -, e sempre torci muito por ele. Eu vou agradecer, pelo resto da minha vida, essa homenagem ao meu filho”, disse.
No final do evento, o presidente Adriano Galdino parabenizou o homenageado, em nome do Poder Legislativo, ressaltando o apreço que a Casa tem pela instituição que ele representa.
”É um momento muito especial na vida da Polícia Militar e para a família do capitão Cahuê. É momento que mostra sempre o respeito, a atenção e a consideração que a Assembleia Legislativa tem pela briosa Polícia Militar da Paraíba”, afirmou.
Também participaram da solenidade os deputados Eduardo Carneiro, Trócolli Júnior e Cabo Gilberto.
O Capitão Marx Cahuê Batista da Silva (Capitão Cahuê, como é conhecido), tem 34 anos e nasceu em São Paulo (SP). É o atual comandante da Força Tática da Polícia Militar da Paraíba, responsável pelo policiamento da capital e de toda a região metropolitana. Tem curso de Bacharelado em Segurança Pública, pela Academia de Polícia Militar do Cabo Branco, organismo de preparação de oficiais da Policia Militar do Estado da Paraíba.
Também tem cursos nas áreas de Gerenciamento de Crises; Prática de Tiro; Força Tática; ROTAM (Rondas Ostensivas Táticas com Apoio de Motocicletas); Aspectos Jurídicos de Abordagem Policial, pela SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública); e Local do Crime, Isolamento e Preservação, também pela SENASP.
≪ Voltar para a Agência de Notícias