Notícias
ALPB instala a Frente Parlamentar da Saúde
Publicado em 17 de junho de 2019A Assembleia Legislativa instalou, na tarde desta segunda-feira (17/06), a Frente Parlamentar da Saúde. O organismo, que será presidido pela deputada Dra. Paula (PP), funcionará no âmbito da Comissão de Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional. Prestigiaram o evento os deputados Raniery Paulino (MDB), líder da bancada oposicionista, Branco Mendes (Podemos), Anderson Monteiro (PSC), Eduardo Carneiro (PRTB), Moacir Rodrigues (PSL), além de representantes do Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e Polícia Militar.
Reafirmando o compromisso com a saúde, a deputada disse que a função da Frente será corrigir possíveis imperfeições no atendimento de saúde à população pobre mais carente, apresentando sugestões para um atendimento humanitário de qualidade.
“Eu acredito que nós vamos melhorar a saúde do estado a Paraíba. Estamos propondo uma questão muito séria que é a regionalização da saúde no estado, porque a partir do momento que você regionaliza, isso viabiliza benefícios do Ministério da Saúde”, justificou.
Doutora Paulo revelou que a Frente vai percorrer toas as regiões do estado, convocando todas as autoridades e representantes da sociedade civil organizada. “Vamos fiscalizar todos os hospitais públicos, UPAs, e demais centros de saúde da Paraíba. Vamos denunciar o que não estiver funcionando a a contento, mas com a responsabilidade de também elogiar o que estiver funcionando dentro das nossas perspectivas em benefício da população”, acrescentou.
A juíza Israela Pontes, do Tribunal de Justiça do Estado, elogiou a instalação da Frente, destacando que as demandas da saúde são uma preocupação constante do Judiciário paraibano, onde, segundo ela, também está sendo desenvolvido um trabalho neste sentido, com a criação de uma comissão de saúde no TJPB. “Participar dessa frente vai ser muito, bom, vai ser trabalhar junto, colaborar, trocar informações na nossa atuação específica”, observou.
A defensora pública Maria dos Remédios, que coordena o Núcleo de Saúde da Defensoria Pública do Estado, manifestou satisfação com a instalação da Frente, sob o argumento de que “saúde é que mais estamos precisando atualmente no nosso estado”.
– A Defensoria Pública se dispõe a colaborar, principalmente trazendo para essa Frente Parlamentar, os problemas da população mais carente e vulnerável do estado da Paraíba. E hoje o que a Defensoria Pública clama pelo povo pobre da Paraíba e a atenção básica em saúde, uma atenção especial para que a gente não fique enxugando gelo e a transparência
Nas filas para exames especializados, consultas especializadas e, sobretudo, para as cirurgias, entre outras demandas – finalizou.
≪ Voltar para a Agência de Notícias