Notícias
Taquígrafos serão homenageados durante sessão especial
Publicado em 10 de junho de 2019O trabalho de um dos setores mais importantes da Assembleia Legislativa da Pareaíba será homenageado na próxima quinta-feira (13), durante sessão especial, pela passagem dos 70 anos da Divisão de Tradução e Revisão Taquigráfica da Casa de Epitácio Pessoa. A solenidade, proposta pelo deputado Eduardo Carneiro (PRTB), acontece no plenário Deputado José Mariz, a partir das 09h00.
A taquigrafia é responsável pelos registros dos anais da Casa. Esse material, após digitado e revisado, também fica à disposição dos parlamentares para consultas.
De acordo com o site www.taquigrafos.com.br a palavra “taquigrafia” vem do grego, ou seja, “taqui”, significa velocidade (rápido) e “grafia”, escrita, logo, é uma técnica de escrita com velocidade por meio de traços geométricos (chamados taquigramas). A técnica é fonética.
A atividade surgiu na Antiga Roma, por volta do ano 63 antes de Cristo. No Brasil, a taquigrafia coemeçou a ser utilizada em 1823 quando os primeiros profissionais brasileiros taquigrafaram os debates da Constituinte de 1824.
A técnica é muito utilizada em Câmaras de Vereadores, Assembleias Legislativas, Ministério Público e Tribunais, além de empresas. Existem vários métodos de taquigrafia, como Duployé, Taylor, Gregg, Marti, Estenital, Maron, Leite Alves.