Notícias
Dia da Família: Creche da ALPB debate com pais uso de tecnologia por crianças
Publicado em 30 de maio de 2019A Creche Ângela Maria Meira de Carvalho, da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), realizou, nesta quinta-feira (30), palestra com os professores de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Jean Toscano e Chrystiane Toscano, para debater com os pais dos alunos da Instituição problemas e soluções acerca do uso da tecnologia por crianças.
O evento foi promovido durante o “Dia D”, data em que a escola prepara diversas atividades em família.
Segundo a diretora da Creche, Neidenalva Moura, a experiência contribui para o desenvolvimento físico e cognitivo dos alunos.
“A família sempre está inserida nesta instituição. Mas temos um dia que a gente pode comemorar e hoje a gente trouxe o professor Toscano, que lida coma temática da tecnologia usada pelas crianças. Foi muito interessante a palestra, porque acredito que alguns pais já foram falar com o professor a respeito disso. Teve um momento em que a gente resgatou os celulares dos pais, justamente para eles sentirem que o uso da tecnologia hoje é obrigatório, mas não tanto”, afirmou.
O professor Jean Toscano destacou que a palestra aborda dois comportamentos relacionados à saúde, que têm uma demanda alta na sociedade.
“O primeiro é o comportamento sedentário ou, mais especificamente, o tempo que as crianças passam nas telas hoje em dia. O outro comportamento é a questão do pouco engajamento que as crianças têm hoje com o brincar, o esporte e a atividade física. Através de evidências científicas acumuladas ao longo dos últimos anos vemos que esses dois comportamentos vêm trazendo prejuízos ao crescimento e desenvolvimento das crianças, desde a primeira infância até a adolescência”, explicou.
“Portanto, para cada ciclo de vida, a gente coloca as recomendações que as instituições, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), falam a respeito: o que os pais devem ajustar na agenda da criança em relação ao tempo que elas passam nas várias tecnologias que a gente tem hoje em dia, e como estimulá-la a ser mais ativa em relação ao contexto em que elas vivem”, completou Jean.
Para Pedrita Tavares, uma das mães presentes ao evento, é fundamental discutir até que ponto o acesso da tecnologia é benéfico para crianças.
“A gente, enquanto pais e responsáveis, tem realmente que estipular um tempo para as crianças passarem em frente às telas, porque a parte de interação física e da psicomotricidade é essencial nesse período que eles estão vivendo, que é o da infância. Então, foi bem válido tudo que eles passaram aqui, sem contar as brincadeiras que a gente teve na sala”, ressaltou.
≪ Voltar para a Agência de Notícias