Pular para conteudo principal

Notícias

ALPB aprova criação de Medalha Padre Rolim para homenagear destaques

Publicado em 25 de abril de 2019

JEOVA CAMPOSA Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou,por unanimidade, o Projeto de Resolução 16/2019, de autoria do Deputado Jeová Campos (PSB), que institui a Medalha “Padre Inácio de Sousa Rolim – Padre Rolim”, que será outorgada anualmente a cinco personalidades que se destacarem nas áreas educacional e religiosa no Estado da Paraíba.

De acordo com a propositura aprovada, o homenageado Padre Inácio de Sousa Rolim nasceu em 22 de agosto de 1800, no sítio Serrote, extremo oeste da então capitania da Paraíba e Padre Rolim e faleceu em 16 de setembro de 1899, aos noventa e nove anos de idade. Foi um sacerdote católico e educador brasileiro. Cognomizado pelo Imperador Dom Pedro II como “o Anchieta do Norte”.

O Deputado Jeová Campos afirmou que o Poder Legislativo Paraibano, vigilantemente na sua missão de representar a população do Estado da Paraíba, em todos os seus setores, dentre eles, histórico, educacional, cultural, relembra, quando oportuno, personagens que marcaram a vida da Paraíba e, de áreas importantes, como no presente caso, a região de Cajazeiras, especificamente, como a “cidade da cultura e a cidade que ensinou a Paraíba a ler. É inegável que Padre Rolim foi o grande precursor e construtor da educação no alto sertão paraibano. O Padre Rolim, na sua obstinação educacional, arregimentou jovens para lhes abrigar sob o mesmo teto e lhes transmitir as primeiras letras, marco inicial do mais importante educandário do Estado da Paraíba. Por isto, este Parlamento faz justiça quando reconhece a importância deste grande homem para o desenvolvimento da Paraíba e imprime a sua efinge ad memoriam.”, destacou.

O parlamentar, que é professor universitário, disse que sua iniciativa significa um reconhecimento do Poder Legislativo a um cidadão que revolucionou a história da educação e ensino religioso na Paraíba. “Fiquei extremamente feliz em dar minha contribuição para reverenciar a memória deste grande educador e visionário, que enxergou na Educação o caminho para o crescimento das pessoas. Eu próprio, sou um exemplo de que a Educação muda o destino das pessoas”, disse Jeová, agradecendo a acolhida dos parlamentares que entenderam a importância de sua iniciativa e aprovaram o projeto.

Os deputados Júnior Araújo, Drª Paula, Raniery Paulino e Ricardo Barbosa destacaram a importância da propositura apresentada pelo Deputado Jeová Campos e votaram com louvor pela aprovação da matéria.

Multimídia

≪ Voltar para a Agência de Notícias