Pular para conteudo principal

Notícias

Assembleia entrega Medalha Dom Hélder Câmara ao Movimento do Espírito Lilás

Publicado em 30 de agosto de 2018

ALPB 3A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), em Sessão Solene nesta quarta-feira (29), homenageou o Movimento do Espírito Lilás (MEL) com a entrega da Medalha Dom Hélder Câmara, proposta pelo deputado Anísio Maia. A solenidade ocorreu no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, dentro do seminário Diálogos Universidade e Movimento LGBT. Os deputados Luiz Couto, federal, e Estela Bezerra, estadual, também participaram da homenagem.

A entrega da honraria contou com a presença de várias entidades que lutam pelos direitos LGBT e com palestrantes de várias instituições de ensino superior, que debateram políticas públicas e o enfrentamento à LGBTfobia.

O deputado estadual Anísio Maia destacou a importância da homenagem como forma de fortalecer o respeito à diversidade humana. “Vivemos um momento em que a diversidade humana está sendo atacada, valores da humanidade são desprezados, com a cultura do ódio e da discriminação. Nesse sentido, é muito importante o movimento da Assembleia para resgatar valores humanos e promover o respeito à diversidade”, afirmou.

Anísio Maia lembrou, ainda, que a entrega da Medalha Dom Hélder Câmara ao MEL homenageia também Luciano Bezerra. “Luciano, que nos deixou precocemente, foi um dos precursores na luta contra a discriminação, deixando um legado que jamais será esquecido”, disse.

Já a deputada Estela Bezerra ressaltou que a homenagem vem acompanhada de uma legislatura que valorizou a diversidade de gênero. “A Assembleia legislou em prol da afirmação da cidadania desse segmento, com a lei que reconhece a identidade de gênero, a lei que obriga o Estado a usar um nome social na administração pública e a dos cartazes, por exemplo”, comentou.

ALPB 1O presidente do Movimento do Espírito Lilás, Eduardo Guimarães, agradeceu a homenagem da Casa de Epitácio Pessoa. “É um reconhecimento de mais de 25 anos de trabalho em torno de uma pauta que é parte fundamental dos direitos humanos, sobretudo no tocante à igualdade de gênero e diversidade sexual. É uma honra esse reconhecimento, em que muito se deve ao companheiro Luciano Bezerra”, declarou.

A vice-reitora da UFPB, Bernardina Freire, afirmou a importância do momento na discussão de políticas públicas para o movimento LGBT. “Nesse mundo misógino, homofóbico, discriminatório, temos de dizer que a universidade é contrária a toda forma de discriminação, dialogando com os movimentos e com os poderes legislativo e executivo”, completou.

O seminário Diálogos Universidade e Movimento LGBT reuniu palestrantes do Nordeste e de outras regiões do país, a exemplo do Centro-Oeste com a Universidade Federal de Brasília (UnB), e do Sudeste, com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Do Nordeste, vieram palestrantes da Universidade Federal de Sergipe (UFSE) e de Alagoas (UFAL).

Multimídia

Imagens em alta resolução

ALPB 3 ALPB 1 ALPB 2
≪ Voltar para a Agência de Notícias