Notícias
Assembleia Legislativa realiza Sessão Especial em homenagem ao Dia do Trabalhador Rural
Publicado em 18 de agosto de 2017A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quinta-feira (17), uma Sessão Especial para celebrar o Dia do Trabalhador Rural, comemorado anualmente no dia 25 de julho. A sessão teve iniciativa do deputado estadual Frei Anastácio e representou uma homenagem a todas as pessoas que dedicam o tempo trabalhando em zonas rurais, campos e fazendas.
O parlamentar agradeceu a presença dos representantes de organizações dos trabalhadores rurais da Paraíba no plenário e destacou que os últimos anos têm se revelado mais violentos para os trabalhadores agrários do país. “Apenas nos quatro primeiros meses de 2017, morreram mais de 20 trabalhadores rurais. É um registro muito preocupante, demonstrando que toda essa violência é um reflexo da impunidade que impera pela ação do latifúndio do campo no Brasil”, alertou.
A ocasião também marcou o lançamento do relatório “Conflitos no Campo Brasil 2016”, organizado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT). A publicação, realizada desde 1985, alerta para o aumento do número de assassinatos no campo nos últimos 13 anos em decorrência de conflitos agrários e da luta pela terra e pela água.
O professor Jonas Duarte, expositor do documento, explicou que os dados apresentados no livro são emblemáticos e simbólicos. “O documento da CPT é uma denúncia embasada, científica e consistente da radiografia dura e trágica que vivemos. Foram 1536 conflitos, em 2016, que envolveram 61 assassinatos de homens, mulheres, jovens e até crianças. Portanto, esse relatório passa a ser uma leitura obrigatória e uma direção necessária àqueles que lutam por reforma agrária e vida digna no Brasil”, concluiu.
Também participaram da Sessão Especial o presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), Liberalino Ferreira; a coordenadora da CPT, Tânia Maria; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itabaiana, José Antonio da Silva; o representante do Comando-Geral da Polícia Militar da Paraíba, tenente-coronel Roberto Costa; a professora dos trabalhadores do Assentamento Dom Marcelo, Iris Rodrigues da Silva; a agricultora do Projeto de Assentamento D. Antonio, Rosilda de Fátima, e a representante da reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professora Wilma Martins de Mendonça.
≪ Voltar para a Agência de Notícias