Notícias
Assembleia realiza Sessão Especial em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue
Publicado em 9 de junho de 2017A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta sexta-feira (9), uma Sessão Especial em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no próximo 14 de junho. A solenidade foi proposta pelo deputado estadual Janduhy Carneiro e contou com a participação de voluntários da ONG Doe Sangue PB.
O deputado Janduhy Carneiro, que presidiu a Sessão Especial, chamou atenção da sociedade para a importância da doação de sangue. De acordo com o parlamentar, doar sangue significa esperança para muitos pacientes para continuar vivendo e o Poder Legislativo tem a obrigação de participar deste debate. “Aqui é o local mais apropriado para debater matérias de interesse da coletividade. Com o objetivo de incentivar a doação de sangue, buscamos discutir problemas relacionados ao tema e esclarecer aos cidadãos paraibanos que é responsabilidade do poder público cuidar da saúde do cidadão e dever do povo colaborar”, afirmou Janduhy.
Janduhy Carneiro ressaltou que é extremamente importante incentivar a doação de sangue através de ações que possam estimular as pessoas a se tornarem doadores regulares. Para o deputado, doar sangue é mais que um simples gesto, é doar esperança aqueles que precisam de sangue para continuar vivendo. “O objetivo deste evento não é só um movimento ou uma peregrinação que pretende sensibilizar e conscientizar a sociedade que ainda permanece adormecida diante do sofrimento do próximo”, argumentou o deputado.
O deputado estadual Trócolli Júnior, que é doador regular de sangue, disse que a Assembleia, ao abordar um tema como a doação, demonstra, principalmente, preocupação com temas de relevância para a sociedade. “Doar sangue é salvar vidas, e quando nós, deputados estaduais, abraçamos uma sessão tão importante como esta é para que possamos estimular o povo paraibano. Doar sangue é um ato de amor”, declarou o parlamentar.
Para diretora geral em exercício do Hemocentro da Paraíba, Luciana Vieira, é muito importante que a Assembleia Legislativa discuta a doação de sangue, pois através da Casa de Epitácio Pessoa será possível elaborar medidas que possam beneficiar pacientes que precisam das doações. Ela lembrou que o Hemocentro tem feito avanços em relação aos procedimentos que incentivam as coletas, no entanto, ainda existe a necessidade de se fazer muito mais. “Estamos distantes do estado que sonhamos para as atuais e futuras gerações. Ainda precisamos fazer muito mais em quantidade e em qualidade. Mas só continuaremos avançando se soubermos reconhecer resultados e eleger novas prioridades”, afirmou a diretora Luciana Vieira.
O coordenador da Organização Não Governamental (ONG) Doe Sangue PB, Thiago Gonçalo Gomes, comemorou a realização da sessão especial e destacou que trazer o tema da doação para a Assembleia Legislativa é também um ato de o incentivo ao voluntariado “É um dia histórico pra causa do voluntariado. É muito gratificante a gente poder se doar em favor daqueles pacientes que hoje dependem da doação de sangue para sobreviver”, agradeceu Thiago. O idealizador da ONG aproveitou a oportunidade para fazer o lançamento Movimento Paraíba Sangue Bom, que conta com o apoio de ONGs e doadores regulares de sangue. “Hoje estamos fundando o Movimento Paraíba Sangue Bom, juntamente com ONGs e diversas entidades para promover debates, fazer reivindicações e comemorar o Dia Mundial do Doador. Desta forma, poderemos nos unir para direcionar o caminho em busca de soluções dessa problemática. Só a sociedade unidade poderá salvar vidas.
A solenidade contou também com a presença do deputado estadual Edmilson Soares; da coordenadora do Laboratório e Agência Transfuncional do Hospital Edson Ramalho, a Major da Polícia Militar, Teresa Olívia; da gerente de Qualidade de Vida do Tribunal de Justiça da Paraíba, Valéria Lúcia; da coordenadora do Grupo Gentileza Gera Gentileza, Renata Rocha; da diretora assistencial do Hospital Napoleão Laureano, Teresa Lira; do presidente da Associação de Doadores de Sangue de Pombal-PB, Marcos Antônio Lopes do Nascimento; da coordenadora da Campanha Amigo Doador, Eva Heim, além de representantes da sociedade civil organizada e voluntários.
≪ Voltar para a Agência de Notícias