Notícias
Assembleia vai realizar audiência sobre a Transposição do São Francisco em Cajazeiras
Publicado em 25 de agosto de 2016A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), durante sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (24), debateu a questão hídrica do Estado e alertou para os problemas causados pela seca. O presidente da Frente Parlamentar das Águas, deputado estadual Jeová Campos, anunciou a realização de audiência pública denominada Grito das Águas, que será realizada no próximo sábado (27), no município de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano.
Jeová afirmou que a audiência pública busca discutir alternativas urgentes a fim de que a execução das obras do Projeto de Integração de Bacias do São Francisco, Eixo Norte, que estava sob a responsabilidade da empresa Mendes Júnior não seja paralisada. “Estaremos levantando a voz para que haja de fato uma solução emergencial por parte do Ministério da Integração Nacional nesse problema do abandono das obras da Transposição do Eixo Norte pela Construtora Mendes Júnior”, alertou o deputado.
O parlamentar destacou que a audiência acontece em conjunto com diversas entidades da sociedade civil organizada. “Estamos realizando esta audiência em parceria com o Grito das Águas de Cajazeiras, universidades, sindicatos, igrejas, associações comunitárias e outras diversas instituições”, afirmou Jeová.
Jeová aproveitou a oportunidade para convocar os parlamentares e a população a participar também do seminário que será realizado pelo Tribunal de Contas do estado da Paraíba que visa debater a Crise Hídrica no Semiárido nos próximos dias 1º e 2 de setembro. “Essa questão da gestão das águas é um tema que tem que ser aprofundado por esta Casa. É importante que o Tribunal de Contas venha a fazer este debate. Saúdo a decisão do Tribunal de Contas do Estado pela iniciativa”, afirmou Jeová.
O deputado Trócolli Júnior também demonstrou preocupação com a seca que atinge a Paraíba. Segundo ele, o momento atual é o mais cruel que já atingiu o estado. “Esse é o maior problema que nós temos que enfrentar nos próximos meses. Acabou o período das chuvas, estamos em pleno verão e não choveu o que nós esperávamos. Estamos vendo uma população extremamente dizimada, com animais e plantações completamente sem esperança no que possa vire a acontecer. Trócolli alertou que, além do Sertão, o Brejo paraibano também está sofrendo com a estiagem. “A seca chegou também no Brejo. É uma coisa jamais vista na história climática do Nordeste na Paraíba. O Brejo, que era sinônimo de fartura de água e de verde, hoje está completamente seco e seus reservatórios de água praticamente a zero”, ressaltou Trócolli.
O deputado Janduhy Carneiro lamentou a não conclusão das obras da Transposição do São Francisco e classificou a situação de alguns municípios do estado, a exemplo de Campina Grande, como extremamente preocupante. “Não estaríamos enfrentando essas dificuldades se nós já tivéssemos as obras da Transposição efetivamente concluídas. Desde 2012 que se transmitia que as obras serão concluídas em 2013, depois em 2014 e assim sucessivamente. Efetivamente ainda não tivemos a conclusão das obras da Transposição do Rio São Francisco, o que é extremamente lamentável”, observou o deputado.
O deputado Renato Gadelha ressaltou o trabalho feito pela Frente Parlamentar das Águas e chamou a atenção para o relatório produzido pela Frente que retratou a situação hídrica da Paraíba. Renato disse que infelizmente não se obteve a atenção devida. “Estamos em uma situação de caos. Campina Grande, que é uma cidade que está chegando aos 500 mil habitantes, e mais 18 municípios se servem da água do Açude Boqueirão e hoje Boqueirão amanheceu com apenas 7,5% da sua capacidade total”, concluiu o deputado.
≪ Voltar para a Agência de Notícias