Notícias
Assembleia concede Título de Cidadão Paraibano ao coronel do Exército Marcos Augusto Costa Bastos
Publicado em 23 de maio de 2016A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou Sessão Especial, na manhã desta segunda-feira (23), para concessão do Título de Cidadão Paraibano ao comandante do 15º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército, coronel Marcos Augusto Costa Bastos. De acordo com o deputado João Gonçalves, propositor da matéria, o coronel é merecedor do título pelos relevantes serviços prestados ao Estado da Paraíba, através de ações sociais e educacionais em todo o Estado.
A Sessão Especial aconteceu no Plenário Deputado José Mariz, na ALPB, e contou também com a presença do deputado Ricardo Barbosa.
Ainda de acordo com o deputado João Gonçalves, o homenageado desempenha papel exemplar fazendo com que as atividades administrativas e militares tornem-se sempre fecundas em seu batalhão. “O que se reconhece do coronel Marcos Augusto Costa Bastos é mais um atestado para justificar a honraria que lhe concedemos com honra e imenso orgulho”, declarou o parlamentar.
O deputado João Gonçalves explicou também que o título de cidadania paraibana é concedido a pessoas que contribuem de alguma maneira com o Estado da Paraíba e com os paraibanos. O Comando do 15º Batalhão de Infantaria Motorizado, sediado no bairro de Cruz das Armas, onde nasceu o deputado, tem prestado relevantes serviços aos pessoenses e paraibanos, sobretudo nessa época de secas, com a Operação Carro-Pipa, justifica o parlamentar.
“Os militares coordenam a Operação Carro-Pipa na Paraíba além de outras ações sociais que o coronel Marcos Augusto tem realizado aqui desde 2014”, destaca João Gonçalves.
O coronel Costa Bastos revelou que a homenagem é um reconhecimento também ao Exército. “É com muito orgulho que recebo esse título de cidadão paraibano. Pelo trabalho que o 15º Batalhão de Infantaria Motorizado realizou em prol do Estado da Paraíba ajudando no combate à seca, na segurança de eventos, então fico orgulhoso em receber o título de uma terra que tem tantos vultos importantes a exemplo de Ariano Suassuna, José Lins do Ego, dentre outros”. Natural do Rio de Janeiro, o comandante afirmou ainda que ele e sua família se adaptaram rápido ao Estado que tem pessoas hospitaleiras.
O homenageado faz parte da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), do Exército Brasileiro, e graças ao empenho e trabalho realizado recebeu várias condecorações como forma de reconhecimento por suas atividades pelo mundo, a exemplo da Medalha das Nações Unidas, Medalha dos 50 Anos das Forças de Paz da ONU – Noruega; Medalha da Ordem Militar e Hospitalaria de São Lázaro de Jerusalém – França; e a Medalha de Segurança, Defesa e Integração Regional – Guatemala.
No Brasil, o coronel Costa Bastos comandou o 4º Pelotão de Polícia do Exército, foi instrutor da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) e foi comandante da Companhia Comando da Brigada de Forças de Paz no Haiti. Há dois anos morando na Paraíba, o coronel comandou o 15º Batalhão de Infantaria Motorizado e atuou na formação de mais de 500 soldados paraibanos, além de apoiar diversas atividades culturais na cidade de João Pessoa por intermédio da Banda de Música do Batalhão.
O militar também coordena no estado o Projeto Rondon, onde mais de 300 universitários das regiões Centro-Sul do país auxiliam a população de 15 municípios paraibanos. O coronel também está à frente da Operação Carro Pipa, que atua em mais de 40 municípios da Paraíba.
Durante a solenidade foi realizada uma homenagem póstuma ao brigadeiro Antônio Sampaio, Patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro. Também prestigiaram o evento o comandante do Batalhão Policial de Trânsito da Polícia Militar, coronel Almeida Martins; do superintendente da ABIN na Paraíba, Bruno Farias; do representante da Liga da Defesa Nacional da Paraíba, João Lopes Araújo Júnior; presidente da Associação dos Oficiais da Reserva, tenente Bento Pereira; do diretor do Tribunal Regional do Trabalho, Walter Azevedo; além de amigos familiares do coronel Costa Bastos.
≪ Voltar para a Agência de Notícias