Notícias
Creche da Assembleia é referência no país na educação infantil de excelência
Publicado em 14 de maio de 2016A Assembleia Legislativa da Paraíba tem recebido elogios do Ministério da Educação pela excelência da educação infantil integral ofertada na Creche Pré-Escola “Ângela Maria Meira de Carvalho”. Projetos pedagógicos, acompanhamento de equipe de saúde, educação nutricional e alimentar, musicalização, psicologia escolar, iniciação ao judô, balé e inglês, psicomotricidade e docência transdisciplinar, são os pilares que fazem da creche referência nacional.
O sucesso escolar também é resultado de uma gestão democrática participativa, conforme destaca a diretora da creche Neidenalva Moura Santos. “Faz-se necessário compreender que o sucesso escolar é o grande responsável pela gestão democrática, onde o trabalho requer o envolvimento de todos os setores da escola, desde o professor aos pais do aluno”, comentou.
A diretora ressalta ainda que todos os funcionários são de fundamental importância, sejam professoras, cozinheiras, lavadeiras, coordenadoras pedagógicas ou auxiliares de serviços. “Essa equipe é que faz esta instituição ter um excelente trabalho na educação”, pontuou. A gestora disse ainda que a parceria com a Associação Promocional do Poder Legislativo (APPL), presidida por Eliane Galdino, e o apoio do presidente da Assembleia Legislativa Adriano Galdino, são essenciais ao bom desempenho da creche.
A Creche Pré-Escola “Ângela Maria Meira de Carvalho” foi fundada em abril de 1998 e hoje dispõe de 75 funcionários incluindo cinco coordenadoras e 29 professoras. Atualmente estão matriculados 150 alunos, de 2 a 5 anos de idade. A instituição pratica os cinco pilares da Educação: aprender a aprender, aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer e o empoderamento, dar à criança o poder de fazer, de aprender a ser. A nova logomarca da creche, criada e devidamente registrada em 2015, é uma árvore que mostra os cinco pilares da educação.
Sua missão é promover uma educação infantil transdisciplinar, com uma equipe multiprofissional, em um ambiente lúdico e inclusivo, que contribua para o desenvolvimento integral da criança por meio de experiências culturais, sociais e ambientais.
Pais aprovam pedagogia adotada – A satisfação e a tranqüilidade dos pais em deixar seus filhos pequenos sob os cuidados das educadoras da creche pré-escola é demonstrada no dia-a-dia. Os alunos chegam às 7h e são entregues de volta aos pais a partir das 16h30. A comerciante Andrezza Valente, mãe de Talisson Rian, 2 anos, mora no bairro Varadouro e avalia que os cuidados dos funcionários da creche com seu filho que ingressou no início do ano já apresenta bons resultados. “Excelente o trabalho da creche. Meu filho melhorou em casa, está mais obediente, mais comportado. Nota dez para as educadoras”.
A química Karina Beltrão, mãe de Letícia, 2 anos, afirmou: “Eu só tenho elogios a fazer. A equipe é muito bem preparada, tanto os professores quanto as coordenadoras. Observo que eles trabalham em conjunto, a comunicação com os pais também é um diferencial”.
A funcionária da Assembleia Legislativa, Denise Lima de Castro, é mãe de Augusto, também com 2 anos de idade. “Eu acompanho o carinho de todas as professoras, da coordenação, então vejo que há muito amor, muita dedicação aos nossos filhos, isto é tudo”.
A coordenadora pedagógica da creche, Juliana Maria Maciel Nunes, explica que como é o dia dos alunos e alunas no ambiente. As crianças chegam as 7h, tomam café, participam de atividades pedagógicas e atividades extras. Há o momento do banho, seguido do almoço.
Após a escovação dos dentes a criançada vai para o sono até 13h30. Lancham na sala de aula, fazem atividades e as 15h30 jantam. “Essa é a nossa rotina diária com a dedicação dos 75 funcionários e professores”, disse Juliana. A inscrição dos alunos para uma vaga no mês de novembro. Não há taxa de matrícula. A maioria dos alunos são filhos e netos de funcionários da Assembleia Legislativa mas há vagas também para filhos de pessoas da comunidade.
Juliana destaca a importância da Lousa Digital. “Esse equipamento nos ajuda muito nas atividades com as crianças. Elas têm nesse momento o contato direto com a tecnologia, o que facilita bastante no aprendizado”.
A também coordenadora pedagógica Luízyana Magda Coelho dos Santos destaca que o material didático utilizado pela creche é construído pela própria equipe que não utiliza livros em toda atividade. As atividades de vivência incluem visitas a museus, praias, jardim botânico, bibliotecas, praças, dentre outros ambientes.
Nádja Maria de Menezes é professora na creche e mãe de uma menina de cinco anos, aluna no seu ambiente de trabalho. “Essa creche pré-escola não faz apenas educação, faz uma educação de qualidade pelo compromisso desde da gestão, a equipe de professores, o cuidado com a parte assistencial mas também o integral, o emocional”.
Luciana Gambarra é professora na creche e educa crianças de cinco anos de idade. “Esse trabalho integral com qualidade, com excelência na construção dessa criança que já é cidadão. Além da questão profissional, quando se sente vocacionada a lhe dar com criança, com o tesouro das famílias, nos faz amar esse tesouro, é além do papel, do lápis, da estrutura, é uma coisa diferenciada, o carinho”.
As fisioterapeutas Luzanna Mendes e Juliana Maia desenvolvem suas atividades junto aos funcionários e aos alunos objetivando cuidar do bem estar com alongamentos, com o método Pilates, além de fisioterapia respiratória. A creche dispõe ainda de médica-pediatra, dentista, técnica de enfermagem, três nutricionistas e psicóloga.
≪ Voltar para a Agência de Notícias