Notícias
Assembleia realiza sessão especial sobre o Dia Mundial de Combate ao Câncer
Publicado em 15 de abril de 2016A Assembleia Legislativa da Paraíba realizou na manhã desta sexta-feira (15), no plenário Deputado José Mariz, sessão especial sobre o Dia Mundial de Combate ao Câncer, comemorado no 8 de abril. A sessão foi uma realização da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer, presidida pelo deputado Bruno Cunha Lima e instalada em setembro de 2015.
O parlamentar informou que anualmente no ano são diagnosticados 12 milhões de casos, sendo que desse total 8 milhões de pessoas morrem de câncer. “Nós não podemos perder essa guerra que atinge milhares de pessoas no país inteiro”. O deputado é autor do projeto de lei 136/2016 que institui o Estatuto da Pessoa Portadora de Câncer. A matéria entrará em tramitação na Casa de Epitácio Pessoa. Bruno Cunha Lima alerta que “o câncer é curável. E esta cura se sustenta em três grandes pilares: prevenção, informação e tratamento precoces”.
Bruno Cunha Lima destacou que o projeto de lei que dispõe sobre o Estatuto da Pessoa Portadora de Câncer nasce como uma política pública para discutir uma semente plantada por esta Casa que germinará e brotará frutos para a sociedade como um todo”.
A deputada Camila Toscano parabenizou a iniciativa da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer, que tem o seu apoio. “O câncer é uma doença que afeta não só o paciente mas toda a família, pelo medo, pela falta de informação e a Frente tem um papel importante na Paraíba e podemos ser uma voz em defesa desta causa, visitando os hospitais e ajudando as pessoas que estão debilitadas e suas famílias”.
Uma cartilha produzida pelo gabinete do parlamentar que mostra os tipos mais recorrentes de câncer e aborda os sinais e sintomas, além de orientar as pessoas sobre locais para exames e tratamentos. O câncer de mama é o segundo tipo mais freqüente no mundo – o mais comum entre as mulheres, respondendo por 20,8% dos casos novos a cada ano.
A cartilha traz algumas recomendações como evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e de prática regular de exercícios físicos. O excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de álcool é contra-indicada.
A representante da Secretaria de Estado da Saúde, Patrícia Assunção, gerente executiva de Atenção à Saúde, chamou a atenção para a questão do câncer e que a prevenção deve começar já na atenção básica de saúde. “A partir de uma linha de combate ao câncer os municípios devem buscar a qualificação e a resolutividade. A atenção básica deve ser a porta de entrada do usuário no Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de promoção e de prevenção de fato que são extremamente importantes. 98% dos territórios da Paraíba existe uma Unidade de Saúde da Família para se ter acesso a serviços de prevenção”. Os hospitais especializados em prevenção e combate ao câncer hoje estão sobrecarregados exatamente porque falta a prevenção na saúde básica.
O diretor-presidente do Hospital FAP – Fundação Assistencial PB, de Campina Grande, Helder Macedo, que já venceu um câncer, destacou que o trabalho é muito amplo e a ação tripartite é fundamental para a prevenção e para o tratamento do câncer.
Na Paraíba a doença também é tratada no Hospital Napoleão Laureano, e Hospital São Vicente, em João Pessoa, além do Hospital Universitário Alcides Carneiro, em Campina Grande. Dr. Helder alerta que infelizmente as ocorrências de câncer têm aumentado na Paraíba e em todo o mundo. “Agora mesmo temos nos hospitais especializados aqui do Estado, inúmeros pacientes que não vão ganhar a batalha contra o câncer. Mas vamos avançar, estamos lutando e essa sessão especial contribui com a luta”.
O presidente da Fundação Rubens Dutra Segundo, Robson Dutra, (ex-deputado estadual), disse que a causa de prevenção e combate ao câncer não tem fronteiras e que a sociedade contribuirá com a formatação da proposta do Estatuto da Pessoa Portadora de Câncer.
Márcia Serpa, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, com sede em João Pessoa, afirmou que a luta da entidade existe há 54 anos e que o trabalho da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer, através da proposta do Estatuto vem ajudar, dar amparo a todos atingidos pela doença.
Josilene Venâncio, coordenadora do Serviço de Nutrição do Hospital Napoleão Laureano, destacou que a instituição é referência no estado e acredita que a proposta do deputado Bruno Cunha Lima vai contribuir com as instituições especializadas.
≪ Voltar para a Agência de Notícias