Pular para conteudo principal

Notícias

Psicólogas da ALPB são capacitadas para atender vítimas de violência 

Publicado em 13 de abril de 2016

As 14 psicólogas da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) participam, nesta quarta-feira (13), de uma capacitação oferecida pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH) e que ocorre no Espaço Cultural.

A formação faz parte do Projeto Cuidando de Quem Cuida, fruto de uma parceria entre a Casa de Epitácio Pessoa e o 13042016 Capacitação de psicólogs da Alpb - ©nyll pereira - 03Governo do Estado através do Acordo de Cooperação Técnica 01/2016, que tem por objetivo auxiliar e acompanhar os profissionais que atuam nos serviços de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e sexual  e também o público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), que sofre violações de direitos.

A diretora da Divisão de Psicologia da Assembleia, Durvalina Rodrigues, considera o treinamento um momento de suma importância, pois as profissionais de psicologia vão lidar com um universo extremamente diferenciado, que são as mulheres vítimas de violência e o público LGBT. “A equipe de psicologia está equipada dentro da esfera da psicologia, mas é importante a equipe da técnica da secretaria vir dar o suporte para nós compreendermos bem o universo que vamos abarcar”, explicou Durvalina.

Para a gerente de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, Joyce Borges, a capacitação é importante porque as profissionais que trabalham com essa temática13042016 Capacitação de psicólogs da Alpb - ©nyll pereira - 07 adquirem uma carga muito grande, porque lidam com violência e com cerceamento de direitos.

“O Projeto Cuidando de quem Cuida vai atender entre 30 e 40 profissionais que trabalham na Casa Abrigo Ariane Thaís e O Centro de Referência da Mulher Fátima Lopes, que prestam serviços às mulheres com risco iminente de morte, além do Centro de Referência LGBT” comentou Joyce Borges .

Para a psicóloga Ana Martins, do DPSI da Assembleia, o curso é de extrema importância. “A divisão ao receber essa capacitação amplia os nossos serviços de atendimento a essa população e, para nós, psicólogas, é uma oportunidade bastante valiosa para nos capacitarmos para o atendimento clinico psicológico a essa população que sofre violência sexual e doméstica”, concluiu.

Multimídia

Imagens em alta resolução

13042016 Capacitação de psicólogs da Alpb - ©nyll pereira - 07 13042016 Capacitação de psicólogs da Alpb - ©nyll pereira - 03
≪ Voltar para a Agência de Notícias