Notícias
TV Assembleia apresenta programação e conteúdo durante Seminário da Rede Legislativa
Publicado em 5 de dezembro de 2015A TV Assembleia apresentou, nesta sexta-feira (4), as realizações neste ano de 2015 que já resultou em dois prêmios de jornalismo este ano, durante o Seminário Rede Legislativa de Rádio e TV Digital na Paraíba que ocorreu durante todo o dia no auditório da Estação das Artes, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, em João Pessoa.
A palestra da TV Assembleia foi proferida pelo diretor de Jornalismo do Poder Legislativo, Demócrito Garcia. Para ele, o papel desafiador e estimulante de trabalhar em uma TV institucional. “Nossa principal meta é fazer uma TV cidadã, para falar para públicos mais diversos e com conteúdo que pudesse colocar o povo dentro da Assembleia.
Demócrito Garcia falou ainda sobre o processo de criação dos programas, que passaram a abordar temas como cidadania, meio ambiente, dicas de saúde, cultura, além das duas edições de jornais e documentários sobre Epitácio Pessoa, João Pessoa e Assis Chateubriand.
Além das palestras, no período da manhã o presidente da Assembleia, Adriano Galdino, assinou o Acordo de Cooperação entre a Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa da Paraíba, Câmara Municipal de Campina Grande e Câmara Municipal de Patos, para implantação da TV digital nas duas cidades paraibanas.
Para Evelin Maciel, coordenadora da Rede Legislativa de Rádio e TV, a realização do Seminário na Paraíba é um marco para despertar as câmaras a importância de participar da Rede. “A grande prova disso é que hoje mais de 10 Câmaras solicitaram a consignação do canal e daremos todo o apoio para que essas Casas Legislativas possam ter seus canais”, ressaltou.
Evelin revelou que a Assembleia Legislativa da Paraíba terá o papel de gerir a Rede no Estado, conduzindo a expansão para o interior da Paraíba. Evelin observa que cada gestor legislativo deve primeiramente analisar a questão orçamentária para verificar a disponibilidade de recursos visando a implantação da TV e da rádio. Um único transmissor poderá atender a alguns municípios numa microrregião. Ela tratou no seminário sobre “O atual estágio da Rede Legislativa de Rádio e TV”.
A autorização para implantação do sinal digital nas duas cidades já foi aprovada pelo Ministério das Comunicações no mês de setembro e a ação vai fortalecer a transparência do Poder Legislativo. “Acompanhar diariamente a atuação dos deputados é um direito dos paraibanos e com essa ação será possível potencializar ainda mais o acesso dos paraibanos”, ressaltou.
Dentre os palestrantes do Seminário estavam dirigentes da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral), da Rede Legislativa da Câmara dos Deputados, TV Câmara Ribeirão Preto e TV Câmara de João Pessoa e o diretor do Centro de Informática e pesquisador do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid) da UFPB, Guido Lemos.
O “Seminário Rede Legislativa de Rádio e TV Digital” na Paraíba teve o objetivo de divulgar a Rede Legislativa, apresentar os resultados e orientar o trabalho das Assembleias Estaduais e Câmaras Municipais com relação à criação e a instalação de suas próprias emissoras de radio e televisão, além de explorar estes meios de comunicação como instrumentos de promoção de transparência pública.
≪ Voltar para a Agência de Notícias