Notícias
Sessão Especial debate importância da prevenção do câncer de mama
Publicado em 22 de outubro de 2015
Para a deputada, as campanhas de divulgação promovidas pelos órgãos públicos e outros segmentos da sociedade servem para chamar a atenção e despertar a consciência sobre a questão, especialmente quanto prevenção e o diagnóstico precoce. “O resultado positivo destas iniciativas é
algo indiscutível. A partir de tantas iniciativas ao longo desses anos, o grande público tem uma razoável compreensão acerca do problema e da importância do diagnóstico precoce para reduzir a taxa de mortalidade”, avaliou.

Daniella Ribeiro ressalta ainda que o debate se faz necessário para buscar mecanismos para identificar problemas e buscar soluções. “Precisamos avançar mais. Devemos hoje não apenas mostrar a importância do diagnóstico precoce, mas oferecer condições materiais para que tal diagnóstico se efetive. Não basta conscientizar sobre o tratamento, mas fazer com que ele chegue ao maior número de pessoas”, salientou.
Eulina Helena Ramalho, mastologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia, proferiu palestra,
onde ressaltou a importância de trazer a discussão do assunto para a Casa de Epitácio Pessoa. Ela explicou ainda que a instituição tem o objetivo da reconstrução mamária. “A nossa luta é para a mulher que tem o serviço de saúde através do SUS e nosso objetivo é ajudar essas pessoas na reabilitação”, avaliou.

A mastologista falou ainda sobre os problemas enfrentados por mulheres que procuraram o mutirão que o Hospital Napoleão Laureano promoveu para fazer exames de prevenção ao câncer de mama. Muitas mulheres vieram de diversas cidades da Paraíba com o objetivo de fazer mamografia e não conseguiram atendimento. A Paraíba tem atualmente 30 mamógrafos que funcionam em convênio com o Sus, sendo que a metade deles estão em João Pessoa (11) e Campina Grande (4).
O movimento Outubro Rosa teve início nos Estados Unidos e ocorre no mundo todo este mês. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
≪ Voltar para a Agência de Notícias