Notícias
Assembleia debate Energias Renováveis em audiência na cidade de Santa Luzia
Publicado em 19 de setembro de 2015A Assembleia Legislativa da Paraíba, através da Frente Parlamentar em Defesa das Energias Renováveis, realizou na tarde desta sexta-feira (18) uma Audiência Pública na cidade de Santa Luzia para discutir a implantação de energias renováveis no Vale do Sabugi, em especial a instalação de usinas de energia eólica na região.
A audiência, que ocorreu no Fórum Francisco Seráphico da Nóbrega, contou com a presença dos deputados Renato Gadelha, Dinaldinho Wanderley e João Gonçalves, representando o presidente do Poder Legislativo Paraibano, Adriano Galdino.
Para o deputado Renato Gadelha, presidente da Frente, o encontro serve para apresentar aos presentes os benefícios do uso das energias renováveis. “Essas energias são limpas, não poluem, não comprometem o meio-ambiente e nunca vão desaparecer. Essa é a energia do futuro. E para nós do Sertão é uma dádiva. Os insumos para nós não esgotam”, ressaltou.
O parlamentar também avalia que o parque eólico do Vale do Sabugi já é uma realidade. “Estamos esperançosos que o cidadão tenha dias melhores com a implantação dessas empresas, que vão trazer tecnologia e repassar conhecimento para nossa população”, comentou.
Já o deputado Dinaldinho, salientou que a ideia de montar a Frente foi para aproveitar o que o sertão do Estado tem de melhor que são as forças dos ventos e do sol. “Já existe uma conferência que vai investir em torno de R$ 2 bilhões no setor e buscamos debater esse assunto para justamente tentar trazer esse investimento para o nosso Estado. Para isso, precisamos unir esforços para garantir que a nossa região seja contemplada com emprego e renda”, afirmou.
O deputado João Gonçalves destacou que a região vai crescer economicamente com a instalação das usinas. “É muito bom saber que o Vale do Sabugi vai receber esse investimento. Além de gerar energia e emprego, as cidades contempladas vão virar atração turística”, acrescentou.
De acordo com o prefeito de Santa Luzia, Ademir Morais, a iniciativa da Assembleia é digna de parabéns por levar a discussão do assunto para a região. Ele destacou ainda a importância que as usinas vão trazer para a região, sendo uma nova forma de geração de energia limpa, que também movimenta a economia local.
O encontro teve a apresentação das empresas que venceram a licitação para instalação das usinas nas cidades de Santa Luzia, São João do Sabugi e Junco do Seridó.
O representante Magno Barreto, da empresa Força Eólica, afirmou que a empresa já atua na região há cinco anos, e foi a primeira empresa a vencer o leilão para instalação do parque eólico que deve começar as obras ainda em 2016, em um investimento de aproximadamente R$ 500 milhões.
Também participaram da Audiência desta sexta a prefeita de São José do Sabugi, Iracema Dantas, representantes da Câmara Municipal de Santa Luzia, Instituto Federal da Paraíba (IFPB) de Patos e Santa Luzia, Senai, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Luzia, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Caixa Econômica Federal, além de vereadores, imprensa e a população da região.
≪ Voltar para a Agência de Notícias