Notícias
Assembleia participa de Seminário sobre Programa Nacional de Alimentação Escolar
Publicado em 11 de setembro de 2015A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), através da Frente Parlamentar Municipalista, participou, na manhã desta sexta-feira (11), do Seminário Regional sobre o PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, em Cajazeiras. Cerca de 100 pessoas participaram do encontro, incluindo prefeitos e secretários municipais de Educação e de Agricultura, trabalhadores rurais, Ministério Público Federal, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), além de técnicos da Emater-PB.
O presidente da Frente Parlamentar Municipalista, deputado Buba Germano, que representou a Assembleia Legislativa e o governador Ricardo Coutinho, afirmou que ao chegar no Poder Legislativo recriou a Frente Parlamentar para que a ALPB pudesse percorrer a Paraíba e debater sobre os problemas dos municípios a fim de buscar soluções e parcerias. “É o poder legislativo mais perto dos municípios”, disse. “Na legislatura atual existem oito deputados que já foram prefeitos, portanto, são parlamentares municipalistas” ressaltou.
Duas dificuldades do programa foram apontadas pelo parlamentar, a longa estiagem de quatro anos, que reduziu a produção de alimentos, e o baixo valor de recursos repassados pelo governo federal.
O deputado destacou a importância da Emater no processo das chamadas públicas para que os gestores adquiram os alimentos dos agricultores familiares e conclamou a todos a fortalecer o programa, que beneficia alunos, agricultores e gestores. O seminário sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar já aconteceu na cidade de Picuí e está agendado para ser realizado em outras cidades paraibanas, como a cidade de Campina Grande.
O evento foi aberto com a palestra Legislação, Mapeamento e Perspectivas do PNAE na Paraíba, proferida pelo extensionista da Emater-PB, Flávio Muller Borghezan, que revelou as dificuldades que os municípios ainda têm de implantar o programa. “Nós temos produção suficiente no Estado para atender a demanda do PNAE, apesar da estiagem. Os agricultores estão organizados e em condições para atender a demanda. A legislação estabelece que as escolas públicas devem adquirir, ao menos, 30 por cento da merenda escolar junto à agricultura familiar. Porém, esse percentual ainda não é atingido em muitos municípios. Os gestores precisam entender melhor como funciona o programa”, explicou.
Na seqüência houve a palestra Atuação do Ministério Público no PNAE, feita pelo procurador federal Tiago Misael. Uma mesa redonda deu seguimento ao seminário que terminou com encaminhamentos e avaliação.
Para a prefeita da cidade de Cajazeiras, Denise Albuquerque, os seminários regionais sobre o PNAE têm o papel de estimular os gestores na aquisição de alimentos produzidos pelo agricultor familiar. “Aproxima os gestores no sentido de fortalecer o PNAE e também a agricultura familiar, com isto ganha o alunado com uma alimentação saudável e a economia local”, pontuou.
O deputado Buba Germano, avaliou o encontro como propositivo e ressaltou a importância de mais uma região do Estado debater o tema PNAE. O deputado anunciou que nos próximos dias a Assembleia Legislativa aprovará o projeto de lei 290/2015, de sua autoria, que dispõe sobre o Programa Merenda Cidadã no sistema educacional paraibano e que garante no mínimo 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE, no âmbito do PNAE. A lei a ser aprovada inclui a criação de um site eletrônico para processar informações sobre valores de mercado e gêneros alimentícios produzidos nas regiões do Estado. A lei vai obrigar que as escolas estaduais adquiram produtos da agricultura familiar.
≪ Voltar para a Agência de Notícias