Notícias
Assembleia Legislativa faz parte da história de João Pessoa
Publicado em 5 de agosto de 2015Instalado a cinco de abril de 1835, o Legislativo paraibano é parte integrante na consolidação da Capital do Estado, João Pessoa, que teve outras denominações ao longo dos 430 anos de história que hoje magnificamente completa, a exemplo de Felipéia de Nossa Senhora das Neves e Parahyba. Como Casa que representa o povo, a Assembleia produziu Leis, projetos e outras iniciativas que tiveram reflexo e repercussão na vida da Capital e da Paraíba como um todo, acompanhando as transformações cíclicas vivenciadas e fazendo-se intérprete dos sentimentos e aspirações mais nobres da sociedade.
A denominação de Casa de Epitácio Pessoa a um Poder que já foi chamado de Conselho Provincial aproximou a Assembleia da denominação que passou a ter a Capital, a partir da década de 30, como uma homenagem ao então presidente do Estado, João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, já consagrado no panteão de heróis e mártires da Paraíba e na própria constelação de valores nacionais. Na definição perene do mestre Celso Mariz, a Assembleia sempre manteve contato permanente com o povo que lhe coube representar em quadras distintas do calendário. O Poder só experimentou períodos de silêncio por causa de injunções superiores decorrentes das próprias conjunturas políticas, mas doravante, enquanto íntegro e com a plenitude de liberdade de expressão assegurada, empalmou o barulho democrático do entrechoque de opiniões, da pluralidade de agrupamentos e tendências, operando uma espécie de corte epistemológico na cronologia dos acontecimentos até aqui matizados.
A preocupação em se fazer soberano ou autônomo na defesa dos interesses coletivos não toldou os passos do Legislativo no sentido de ser partícipe de ações administrativas frutuosas e focadas no interesse do bem-estar do povo. As inúmeras intervenções realizadas em legislaturas diferenciadas tiveram por escopo o desejo de tornar o Poder contemporâneo das mutações que internamente se revolviam no âmbito da sociedade como um todo. Também é indispensável registrar a influência que a Assembleia Legislativa da Paraíba exerceu, no escopo da Federação, ao longo dos anos, das décadas, com vistas a influenciar o Poder Central a encampar as reivindicações mais prementes de cujo concurso o Estado dependia para alavancar as suas fontes de desenvolvimento, de progresso geral, ombreando-se a outras unidades do Nordeste em permanentes batalhas para a expansão e o crescimento.
Foi assim, nesse mutirão com o Executivo e outros segmentos da sociedade, que o Legislativo fincou de forma soberana a sua contribuição, no aporte de infraestrutura de qualidade para o Estado, de investimentos de pequeno, médio e grande porte, assentados em bases econômicas e industriais, incidindo na especialização de mão de obra e na geração de emprego e renda, bem como na descoberta e no estímulo a vocações nativas que possibilitaram ao longo dos tempos a edificação desse ajuntamento chamado Paraíba, que a todos nós orgulha.
As obras e os serviços públicos que continuam a ser carreados para o incremento do desenvolvimento do Estado e de suas potencialidades trazem o sinete da inegável intermediação ou participação direta da Assembleia Legislativa, sempre pródiga a fornecer luzes, a identificar caminhos que levem ao equacionamento de desafios. O transcurso dos 430 anos de fundação da Capital da Paraíba simboliza todo o triunfo das lutas empreendidas pelos poderes e pela sociedade, pelos agentes do povo e pelos cidadãos honrados que, em diferentes áreas, oferecem no dia a dia o seu contributo para que esta terra seja cada vez mais acolhedora, promissora, fabulosa, para gáudio dos seus habitantes nativos e de tantos quantos aqui aportaram, passando a ser desbravadores e construtoras de uma obra que não cessa nunca, porque é inesgotável nas suas fontes originais.
A Assembleia Legislativa, orgulhosamente, faz parte desta história dos 430 anos da Paraíba heroica e altaneira!
Assembleia Legislativa da Paraíba
≪ Voltar para a Agência de Notícias