Pular para conteudo principal

Notícias

Assembleia Legislativa da Paraíba realiza audiência pública em alusão aos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

Publicado em 17 de julho de 2015

audiencia publica 25 anos do ECA fotos Altair Castro (14)

A Assembleia Legislativa da Paraíba realizou na manhã desta sexta-feira (17) audiência pública em comemoração aos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A audiência aconteceu no Auditório João Eudes e foi de propositura da deputada estadual Estela Bezerra.

O encontro, organizado junto ao Fórum Estadual da Criança e do Adolescente, discutiu a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Segundo a deputada Estela Bezerra, a audiência teve como objetivo demonstrar que são necessárias políticas públicas como forma de prevenção e enfrentamento aos problemas sociais. “Esse é o momento de proteger o que foi conquistado. Precisamos avançar. Acredito que quando nos unimos para mudar a gente consegue”, afirmou.

O Estatuto da Criança e do Adolescente foi sancionado em julho de 1990, na época, o ECA foi visto como uma das leis mais avançadas do mundo. Sua criação teve como objetivo mudar a visão sobre crianças e adolescentes em situação vulnerável do país. Para a representante do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campina Grande, a professora Socorro Carvalho, o ECA trouxe conquistas. “É um momento de muita alegria comemorarmos esses 25 anos. O Estatuto é um marco significativo na história do Brasil. Ele reduziu o trabalho infantil e reduziu a mortalidade infantil. O ECA é fruto de muita luta”, disse.

audiencia publica 25 anos do ECA fotos Altair Castro (39)A promotora de Justiça da Infância e Juventude, Soraya Escorel, também participou do encontro. Para ela, houve avanços, mas há muito que se fazer. “Ainda é muito difícil se cumprir o que consta no ECA, mas quando observamos o que já foi feito reconhecemos que houve conquistas”, ressaltou.

A audiência pública também debateu a Redução da Maioridade Penal de 18 para 16 anos, recentemente aprovada em 1º turno na Câmara Federal. Para a deputada Estela Bezerra, a redução da maioridade penal não se apresenta como solução para a diminuição da criminalidade. “É um desvio do grande debate. O nosso desafio é a redução da criminalidade e aumento da sensação de segurança” comentou.

O coordenador 1ª da Vara da Infância e Juventude, juiz Adaílton Lacet Porto, também compôs a mesa na audiência, e foi incisivo ao comentar a redução da maioridade: “Esse é o remédio que vai matar o paciente se for aprovado. O caminho não é por aí”, alertou o magistrado.

audiencia publica 25 anos do ECA fotos Altair Castro (85)A deputada Estela Bezerra avaliou como positiva a realização da audiência pela ALPB. “Reunimos aqui ativistas comprometidos com as políticas de direitos da criança e do adolescente. Reconhecemos os avanços que tivemos nesses 25 anos, identificamos as ameaças e os desafios de maneira extremamente responsável”, observou.

Estiveram presentes no encontro o deputado estadual Trócoli Júnior; a vereadora do município de Bayeux, Célia Dantas; o coordenador da Casa Pequeno Davi, Dimas Gomes; a secretária executiva da Infância e Juventude da Paraíba, Priscila Gomes; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmem Meireles, a presidente da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac), Sandra Marrocos, além de instituições e representantes de Conselhos Tutelares e da sociedade civil.

Multimídia

Imagens em alta resolução

audiencia publica 25 anos do ECA fotos Altair Castro (28) audiencia publica 25 anos do ECA fotos Altair Castro (82) audiencia publica 25 anos do ECA fotos Altair Castro (14) audiencia publica 25 anos do ECA fotos Altair Castro (39) audiencia publica 25 anos do ECA fotos Altair Castro (85)
≪ Voltar para a Agência de Notícias