Pular para conteudo principal

Notícias

Comissão do Direito da Mulher debate assistência médica as mulheres do Estado

Publicado em 17 de junho de 2015

17.06.15 - Audiência Pública da Com. Direitos da Mulher - ©nyll pereira (42) cópiaA Comissão do Direito da Mulher da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, na tarde esta quarta-feira, uma audiência pública para debater a mortalidade materna no Estado. A propositura foi da deputada Camila Toscano e contou com a participação dos deputados Dinaldo Wanderley, Renato Gadelha e Estela Bezerra; Além de médicos e representantes de do setor da saúde na Paraíba.

A diretora da comissão comentou que o tema tem preocupado os paraibanos e é importante ser discutido na Assembleia. “Estamos aqui para lembrar das mulheres que morreram ao dar a luz aos seus filhos. Somente neste ano já morreram 7 mulheres na Paraíba e é importante que a comissão da mulher debata este tema”, pontuou.

Para o presidente da Sociedade de Ginecologia da Paraíba, Roberto Magliano, o país precisa de comprometer em reduzir os índices de mortalidade materna. “Infelizmente a assistência de saúde ainda é deficiente”, afirmou.17.06.15 - Audiência Pública da Com. Direitos da Mulher - ©nyll pereira (90) cópia

Segundo o representante da Universidade Federal da Paraíba e do Comitê Estadual para Redução da Mortalidade Materna, Eduardo Sérgio Soares, a morte materna não aumentou no estado, ela apenas passou a ser diagnosticada. As autoridades precisam rever a distribuição das maternidades nos municípios para que as mulheres passem a ter segurança. “Temos que mudar esse quadro. Até porque somos responsáveis pelo nascimento dos nossos filhos”, destacou.

“Com o advento do Programa Mais Médicos a Paraíba passou a atuar em mais municípios. Os Núcleos de Saúde da Família passaram a atuar de forma mais efetiva e estão reduzindo a mortalidade materna”, comentou a Gerente Executiva da Secretaria de Saúde do Estado, Patrícia Assunção.

Multimídia

Imagens em alta resolução

17.06.15 - Audiência Pública da Com. Direitos da Mulher - ©nyll pereira (90) cópia 17.06.15 - Audiência Pública da Com. Direitos da Mulher - ©nyll pereira (42) cópia 17.06.15 - Audiência Pública da Com. Direitos da Mulher - ©nyll pereira (95) cópia 17.06.15 - Audiência Pública da Com. Direitos da Mulher - ©nyll pereira (42) cópia
≪ Voltar para a Agência de Notícias