Notícias
Presidente da ALPB recebe prêmio em Portugal por ações de sustentabilidade
Publicado em 21 de novembro de 2014O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Ricardo Marcelo (PEN), recebeu nesta sexta-feira (21), o Diploma e a Medalha de Destaque Luso-Brasileiro em Desenvolvimento Sustentável. O evento aconteceu em Portugal, na cidade de Santa Maria da Feira, durante o 14° Seminário Binacional sobre Sustentabilidade Urbana e Responsabilidade Social.
Ricardo Marcelo agradeceu a premiação e reafirmou o apoio a adoção de práticas sustentáveis. “É nossa obrigação, como legisladores, contribuir para o avanço do Estado, envolvendo a sustentabilidade. Precisamos conscientizar a população e os órgãos públicos de que preservar o meio ambiente é uma prioridade, e unir forças para que isso aconteça”, disse.
O presidente destacou ações como a implantação da Agenda 3P na Assembleia Legislativa, a campanha do uso racional de água e a SOS Seca. “A Casa de Epitácio Pessoa continuará realizando campanhas educativas e incentivando a mudança de postura e mentalidade, para que possamos conviver harmonicamente com a natureza e a sua preservação “.
Ricardo Marcelo lembrou que a ALPB já aprovou 89 leis voltadas para o tema, além de quatro projetos de resolução, um decreto legislativo e uma emenda constitucional. As leis visam conscientizar a população sobre a proteção ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
O Seminário Binacional sobre Sustentabilidade Urbana e Responsabilidade Social é realizado pelo Instituto Ambiental Biosfera e pelas Tordesilhas Participações e Eventos, com o apoio da Câmara de Santa Maria da Feira e das Universidades do Porto e de Aveiro.
O objetivo do evento foi apresentar às autoridades governamentais e empresariais os avanços alcançados pela gestão pública do município de Santa Maria da Feira. Os temas prioritários das conferências e mesas redondas foram: meio ambiente, planejamento urbano, urbanismo, mobilidade urbana, meio ambiente, paisagismo, educação, cultura, patrimônio histórico, esportes, juventude e segurança pública.
A premiação deste ano foi decidida pelos membros do Instituto Ambiental Biosfera e da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, em reconhecimento a atuação do presidente da Casa de Epitácio Pessoa e por “contribuir para importantes avanços e conquistas do Estado, sob a ótica econômica, social, ambiental e cultural”.
O evento contou com a participação de deputados, vereadores, conselheiros de Tribunais de Contas, dirigentes de órgãos ambientais, sociais e culturais, além de representantes de outras instituições relacionadas à temática da sustentabilidade urbana.
O Seminário já foi realizado em nove cidades portuguesas e quatro cidades da Espanha. Santa Maria da Feira está incluída entre as cinquenta melhores da União Europeia em sustentabilidade e responsabilidade social.
Nesta edição, a delegação brasileira cumpriu, durante cinco dias, uma agenda de conferências, mesas redondas e visitas técnicas, tendo como temas a sustentabilidade urbana e a responsabilidade social, enfocando o modelo bem sucedido em Santa Maria da Feira.
≪ Voltar para a Agência de Notícias