Pular para conteudo principal

Notícias

Memorial completa três anos com lançamento de site e parceria com escolas

Publicado em 10 de novembro de 2014

O Memorial Parlamentar da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) completa 27-11-13_JG ANIVERSÁRIO DEOS 2 ANOS DO MEMORIAL DA ALPB (68) - Cópiatrês anos de atividade nesta segunda-feira (10) com novidades. A primeira é o lançamento do site, que vai disponibilizar na internet o acervo de fotos e memorial frentedocumentos existentes no local. Além disso, o setor quer estreitar ainda mais a relação com a população paraibana, em especial os estudantes, firmando 28-11-12_JG INAUGURAÇÃOE NO MEMORIAL (ZENAÍDE) (131)parcerias com escolas.

Para o diretor de Cultura, Assis Quintans, só há o que celebrar na passagem do terceiro ano de funcionamento do Memorial da ALPB. “Desde sua criação até hoje o Memorial tem se mostrado um local essencial para quem deseja conhecer um pouco mais da história e da política paraibana”, ressaltou.

 

Quintans revelou também que o Memorial parlamentar vai ganhar sua versão online até o final do ano e que quer atrair ainda mais as visitas de estudantes para o local. “Estamos estudando parcerias para que possamos tirar os estudantes um pouco de sala de aula para desfrutar de uma aula com o acervo aqui existente”, disse.

 

Desde que foi inaugurado, o Memorial já angariou fotos, documentos, utensílios e móveis utilizados pela Casa de Epitácio Pessoa desde 1835, ano em que foi instalada a Assembleia Estadual. Itens como a ‘pena dourada’ utilizada pelo ex-deputado Apolônio Zenaide, que presidiu a ALPB no início do século XX, além de fotos do século XIX e centenas de documentos históricos podem ser encontrados no local.

 

Passeio pela história – No Memorial, é possível passear pela história do Legislativo Estadual por meio de fotos, documentos, móveis e artefatos. A visitação é aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita.

 

O projeto Memorial Parlamentar e sua História, que busca fazer uma visitação pelo museu da instituição guiada por atores, é uma produção dos servidores da ALPB, que se baseiam no próprio material existente no Memorial para contar a história da Casa Epitácio Pessoa. Na apresentação, os nove atores do grupo, vestidos a caráter, passeiam pelos aposentos do local, contando um pouco mais desta parcela da memória da Paraíba.

 

“O Memorial recebe a visita de estudantes, sejam eles universitários ou do Ensino Médio, da Capital ou do interior. O objetivo é levar conhecimento aos alunos sobre a história e bastidores do Poder Legislativo através do acervo documental e fotográfico”, informou Quintans.

 

Álbum – Além disso, o Memorial e o setor de Comunicação da ALPB produziram o livro/álbum “Parlamento: Breve História do Legislativo Paraibano” nesta quarta-feira (27). A publicação revisita por meio de documentos e imagens importantes os mais decisivos momentos da vida política do País e do Estado, nos 179 anos de funcionamento da Casa de Epitácio Pessoa.

A publicação tem 220 páginas, ricamente ilustrada, revisita por meio de documentos e imagens importantes os mais decisivos momentos da vida política do País e do Estado, principalmente a partir da criação do parlamento nacional, em 1823, e da Assembleia Estadual, instalada em 1835.

 

“É um trabalho de resgate histórico destinado a contribuir para que se reponha a real dimensão do Parlamento no desenvolvimento do nosso Brasil e da nossa Paraíba”, destacou Assis Quintans, ao registrar que se impuseram ao Legislativo, afora suas originais atribuições institucionais, “inúmeros compromissos demandados da própria evolução da sociedade nas lutas pelas liberdades democráticas, pelo progresso econômico e pela justiça social”.

 

Multimídia

Imagens em alta resolução

memorial frente
≪ Voltar para a Agência de Notícias