Notícias
Sessão é marcada por debates sobre o Hospital de Trauma e retorno de deputados
Publicado em 30 de abril de 2014A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão ordinária, na manhã desta quarta-feira (30), no Plenário Deputado José Mariz. Os deputados promoveram discussões de interesse do Estado durante o pequeno e grande expedientes.
A sessão foi marcada por debates sobre a gestão do Hospital de Trauma e o retorno dos deputados Hervázio Bezerra (PSB) e Assis Quintans (Democratas). Os parlamentares assumiram as vagas de Manoel Ludgério (PSD) e Antônio Mineral (PSDB), que pediram licença de 124 dias, sendo quatro dias para tratamento de saúde, conforme atestados médicos apresentados.
Durante discurso, o deputado Anísio Maia (PT) exibiu um slide sobre a administração da Cruz Vermelha no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. De acordo com o parlamentar, o vídeo foi de uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB).
“Segundo o relatório do TCE, a Cruz Vermelha foi utilizada para simular execução de serviços com o objetivo de desviar recursos. A maioria dos serviços não foi executado e não constam provas da execução. Empresas de outros Estados foram contratadas e não comprovaram a prestação dos serviços”, afirmou o deputado.
Anísio Maia complementou: “Só em questão de gerenciamento de informática foram contratadas pelo hospital quatro empresas exercendo o mesmo trabalho. O pior é que este serviço não foi realizado conforme atestado na auditoria do TCE. Trata-se de uma organização criminosa e montada para desviar recursos”.
O deputado Janduhy Carneiro (PTN) destacou a importância de formar uma comissão parlamentar com o objetivo de esclarecer as denúncias junto ao Tribunal de Contas da Paraíba, a Procuradoria Geral do Estado, além do Ministério Público. “Se há problemas com a administração da Cruz Vermelha, precisamos encontrar uma formar de acabar com esta terceirização”, disse.
Outra denúncia colocada em discussão pelos parlamentares foi pronunciada pelo deputado Raniery Paulino (PMDB) durante o grande expediente. Ele ressaltou a manifestação do Conselho Estadual de Direitos Humanos da Paraíba (CEDH-PB) sobre a nomeação, realizada pelo Governo do Estado, do Ouvidor de Polícia da Secretaria de Segurança Pública e da defesa social estadual.
“A manifestação foi feita no sentido de não reconhecer legitimidade a esta indicação, pois o governo nomeou o novo ouvidor, o advogado Mário Júnior, que não constava na lista tríplice apresentada pelo CEDH-PB no ano passado, em que figuravam os advogados Olímpio Rocha, Gregória Benário e Gustavo Castelo”, explicou Raniery Paulino.
Retorno dos deputados – O deputado Hervázio Bezerra confirmou que será o líder do governo na Casa. O vice-líder será o deputado Adriano Galdino (PSB).
“Para mim é importante retornar à Casa, onde pude crescer e me aperfeiçoar. Quero continuar trabalhando por toda a Paraíba, principalmente pelo Brejo, região ao qual tenho o prazer de representar. Darei continuidade a esse trabalho e lutarei de modo a corresponder às expectativas do governo e da população”, afirmou Hervázio Bezerra.
O deputado José Aldemir comentou sobre o retorno. “Fico feliz com a volta dos deputados Assis Quintans e Hervázio Bezerra, pois sei os excelentes trabalhos que são desenvolvidos por eles. Parabenizo ainda o deputado João Henrique pelo apoio a nossa bancada de oposição”, disse José Aldemir (PEN).
João Henrique (Democratas) anunciou o apoio a bancada de oposição e justificou os motivos pelos quais não vai acompanhar mais a bancada governista na Assembleia Legislativa.
Já Aníbal Marcolino (PEN) e Frei Anastácio (PT), entre outras discussões, aproveitaram para parabenizar o jornalista Antônio Malvino pelo Título de Cidadão Pessoense recebido por ele na terça-feira (29), em solenidade na Câmara Municipal de João Pessoa. Os deputados elogiaram o jornalista pelo trabalho realizado ao longo dos anos.
Texto: Alexandre Kito
Fotos: Josivan Gomes e Arnóbio Costa
≪ Voltar para a Agência de Notícias