Notícias
Sessão é marcada por debates e retorno de deputados titulares
Publicado em 8 de abril de 2014A sessão ordinária da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta terça-feira (8), foi marcada pelo retorno dos deputados Adriano Galdino (PSB) e Manoel Ludgério (PSD), que estavam ocupando funções no Governo do Estado. Retornou para a primeira suplência da coligação PDT, DEM, PSB e PSDB, o deputado Assis Quintans (Democratas) e para a segunda suplência o ex-líder do governo na ALPB, Hervázio Bezerra (PSB).
Nesta terça-feira, os deputados discutiram sobre a gestão pactuada do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HETSHL), em João Pessoa, e o fechamento de escolas estaduais.
Durante discurso, o deputado Adriano Galdino disse que se sente feliz em retornar à Casa de Epitácio Pessoa após três anos ocupando função de secretário de Estado do Governo.
“Volto a defender as bandeiras que acho importante para os paraibanos, a segurança pública, saúde de qualidade, boa educação, geração de emprego e renda. Esses são os verdadeiros anseios do povo, pois infelizmente ainda existem muitos problemas na Paraíba e nós precisamos fortalecer os debates na Casa, não para buscar culpados, mas para encontrar soluções”, afirmou Adriano Galdino.
Manoel Ludgério afirmou que retorna à ALPB com a pretensão de exercer o mandato até o fim e de cuidar da sua base política, apresentando projetos em favor da população.
“Estou no meu terceiro mandato e já são quase 12 anos no Poder Legislativo. Gosto desta Casa e é imensa satisfação que volto. Mas também reconheço o prazer honroso de ter servido ao meu Estado, como gestor de um dos maiores programas que a Paraíba já viu, que foi o Pacto pelo Desenvolvimento Social, que democratizou o acesso dos municípios aos programas do Governo”, disse Manoel Ludgério.
Hospital de Trauma
Ainda durante os discursos, o líder da oposição, Anísio Maia (PT), voltou a criticar a concessão do título de Acreditação ao Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HETSHL), em João Pessoa. Segundo ele, a notícia da certificação se confronta com a informação de que o HETSHL estaria funcionando com tomógrafo quebrado.
“Todo mundo sabe que não tem condições de se entregar um certificado a uma instituição que não dispõe, sequer, de um equipamento essencial ao atendimento de urgência e emergência como é um tomógrafo. Isso mostra que essa Acreditação é uma ‘piada’, não passa de um certificado ‘comprado’ pelo Governo. Espero que essa Casa aprove o cancelamento do contrato com a Cruz Vermelha”, disse.
O Hospital de Emergência e Trauma também foi o tema de discurso do deputado Trócolli Júnior (PMDB). Ele lamentou o mau atendimento ofertado a uma paciente da instituição, que se submeteu à amputação de uma das pernas. “Será que esse selo de qualificação que o Governo do Estado tem propagado tanto, que é um selo ‘comprado’, vai recuperar os danos causados a essa senhora? É lamentável essa gestão da Cruz Vermelha”, disse Trócolli Júnior.
Gervásio Maia (PMDB) destacou a apresentação de requerimento anterior na ALPB, determinando o encerramento do contrato de gestão pactuada do HETSHL, entre a Cruz Vermelha Brasileira e o Governo do Estado.
Convocação do secretário de Saúde
O deputado Aníbal Marcolino (PEN) cobrou a presença do secretário de Estado da Saúde, Waldson de Sousa, para debater a situação da pasta e vários assuntos, a exemplo da pactuação com a Cruz Vermelha, a falta de distribuição de medicamentos para portadores do câncer e de diabetes.
“Ano passado o secretário veio apenas uma vez a esta Casa. Convido-o para que ele cumpra a lei de prestar contas ao Legislativo e venha até a Assembleia para que possamos travar o bom debate”, disse Anibal Marcolino.
Os deputados Aníbal Marcolino, Janduhy Carneiro (PTN) e Daniella Ribeiro (PP), entre outros deputados, ocuparam a tribuna para saudar os jornalistas paraibanos, que nesta segunda-feira (7), comemoram a passagem do Dia do Jornalista.
“Quero homenagear a todos os jornalistas que cobrem diariamente as atividades da Assembleia e, através deles, saudar a todos os profissionais de imprensa paraibanos, que trabalham de forma ética, com consciência e discernimento daquilo que fazem”, ressaltou Daniella Ribeiro.
Concursados da Polícia Civil
Janduhy Carneiro também cobrou a imediata nomeação de concursados da Polícia Civil. Segundo ele, apenas 211 foram chamados pelo Governo do Estado, num universo de mais de 900 aprovados no certame realizado em 2008.
“Lamentavelmente o tempo é curto e não vemos uma manifestação do Governo para que aqueles que ainda não fizeram sequer o curso de formação sejam convocados e, que tomem posse até o dia 30 de junho junto com os demais. Infelizmente, o senhor governador desrespeita as leis e o entendimento do Supremo Tribunal Federal e do Supremo Tribunal de Justiça que é para que todos os aprovados sejam convocados”, afirmou Janduhy Carneiro.
Toinho do Sopão (PEN) voltou a criticar o fechamento de cerca de 150 escolas estaduais, entre elas, a Escola de Ensino Fundamental Maestro José Siqueira, localizada no bairro Funcionários II, em João Pessoa. De acordo com o deputado, o educandário tinha boa estrutura, prestava relevante contribuição à população, mas, mesmo assim foi “fechada, abandonada e saqueada”.
“Levaram as portas, janelas, vasos sanitários e vândalos tocaram fogo na estrutura. Ainda hoje, os moradores sofrem com o local servindo para abrigo de usuários de drogas e jovens que invadem o ambiente incomodando e ameaçando os vizinhos do prédio”, disse Toinho do Sopão.
O deputado ainda fez um comparativo entre o problema da criminalidade com o fechamento das escolas no Estado. “Sempre ouvi pessoas dizendo a seguinte frase: ‘quem abre uma escola, fecha uma prisão”. Então, deduzo que quem fecha uma escola, abre um presídio. Portanto, em meio ao fechamento de escolas na Paraíba, passamos a ser destaque negativo na imprensa nacional e mundial com crescimento da violência”, concluiu.
Homenagem a Pedro Gondim
Em pronunciamento na tribuna da ALPB, o deputado Wilson Braga (PV) solicitou à Mesa Diretora uma sessão solene em homenagem aos 100 anos do ex-governador da Paraíba, Pedro Moreno Gondim. “Foi um grande cidadão e um grande paraibano. Por isso, solicito da Mesa Diretora essa sessão solene”, justificou.
Fotos: Josivan Lucena e Aguinaldo Mota
≪ Voltar para a Agência de Notícias