Notícias
ALPB se notabiliza na luta pela economia de água
Publicado em 22 de março de 2014A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) tem se destacado na luta pela economia de água e na discussão de políticas públicas de acessibilidade à água no Semiárido paraibano.
Neste sábado, 22 de março, – Dia Mundial da Água -, a ALPB comemora a aprovação de mais de 50 matérias relacionadas ao assunto ao longo das duas últimas décadas, seja no incentivo à redução do consumo de água, discutindo formas para seu aproveitamento, ou esclarecendo sobre a sua qualidade.
O presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo (PEN), disse que a luta contra o desperdício de água deve ser contínua. “A água deve ser usada com inteligência para que nunca falte. É o nosso dever levar para população campanhas educativas nesse sentido, incentivando o nosso povo a não desperdiça-la”, afirmou.
Segundo Ricardo Marcelo, a ALPB também tem se preocupado com a falta de abastecimento de água no Semiárido nordestino. “Cobramos medidas emergenciais para amenizar os efeitos da seca, mais carros-pipa e água de qualidade para o consumo do nosso povo. Essa é uma discussão permanente da ALPB, que vem sendo levada pelos deputados estaduais para o Congresso Nacional”.
A Assembleia participou, recentemente, de audiências com o Governo Federal para o acompanhamento de pleitos encaminhados sobre a situação da seca e do abastecimento de água no Estado.
Leis aprovadas
Entre as leis aprovadas pela Assembleia relacionadas à água, estão a n° 9.130 de 2010, que cria o Programa de Conservação e Uso Racional da Água nas Edificações Públicas da Paraíba; a nº 10.033 de 2013, que institui a Política Estadual de Captação, Armazenamento e Aproveitamento da Água da Chuva no Estado da Paraíba, e a nº 9.700 de 2012, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de sistema de aquecimento de água por energia solar e reaproveitamento de águas de chuva na construção ou reforma de prédios públicos. As três são de autoria do deputado Assis Quintans (Democratas).
A lei nº 9.435, de 2011, do deputado Raniery Paulino (PMDB), obriga a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba a realizar campanha de esclarecimentos sobre a qualidade da água; e a lei nº 9.449 de 2011, de Caio Roberto (PR), dispõe sobre o incentivo a redução do consumo de água no Estado da Paraíba.
Também do deputado Caio Roberto, a lei nº 9.609 de 2011, determina sobre a obrigatoriedade da individualização do medidor de consumo de água em edificações residenciais, comerciais ou mistas na Paraíba, e a lei nº 9.845 de 2012, da deputada Olenka Maranhão (PMDB), obriga os clubes aquáticos, hotéis, parques e similares a realização de monitoramento mensal da qualidade da água utilizada e a fixação em local visível do resultado.
Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi criado no dia 22 de março de 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo da data é criar um momento de reflexão, discussão e conscientização sobre o bom uso da água. Em 22 de março de 1992, a ONU também elaborou a “Declaração Universal dos Direitos da Água”, com uma série de sugestões e informações para despertar a consciência da população a respeito do tema.
Texto: Lays Rodrigues