Notícias
Deputados discursam sobre saúde, violência e ordenação de despesas do Estado
Publicado em 27 de novembro de 2013
O líder do governo, Hervázio Bezerra (PSB), foi um dos primeiros a ocupar a tribuna. Ele lamentou a morte do ex-vereador e ex-vice-prefeito de João Pessoa, Lourenço Di Lorenzo Marsicano, ocorrida nesta terça-feira (26), na Capital e encaminhou requerimento instituindo Voto de Aplauso ao médico Vinicius Formiga, escolhido para ocupar a função de diretor do Hospital Unimed João Pessoa. “É um cargo importante, difícil e uma responsabilidade imensa. Todos sabem a dificuldade que passa aquela instituição”, comentou.
Hervázio Bezerra ainda anunciou que o líder da oposição na ALPB, Anísio Maia (PT) e o secretário de Estado da Saúde, Waldson de Sousa, se reunirão na próxima terça-feira (3), às 10h, na sede da Secretaria de Estado da Saúde. Ao todo, seis deputados participarão do encontro, sendo três do bloco governista e três da oposição. O objetivo será o de discutir a atual situação da saúde na Paraíba.

Ainda dentro do tema saúde, o deputado José Aldemir (PEN), destacou a reabertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Cajazeiras. Segundo ele, a medida somente foi realizada graças à realização de uma mobilização popular e do empenho da prefeita Denise Albuquerque junto ao governo estadual.

Receita x despesa
O deputado Bado Venâncio (PEN) voltou a abordar a destinação de recursos oriundos da receita da Paraíba. Segundo ele, dados do Sistema Integrado da Administração Financeira, órgão vinculado à Contadoria Geral do Estado (CGE), o Governo do Estado possui quase R$ 500 milhões de débito na modalidade restos a pagar, que é aquela referente às despesas empenhadas e não pagas no mesmo exercício financeiro.
De acordo com Bado, o Governo do Estado está deixando de investir esse valor em obras importantes em várias áreas. “Quero saber se está sendo feito com esses valores. É por isso, que as obras estão paralisadas ou andando a ‘passo de tartaruga’ na Paraíba”, comentou.
O parlamentar penista ainda externou voto de pesar a família do ex-prefeito de Frei Martinho, José Agtônio Dantas, falecido nesta terça-feira (27). A deputada Gilma Germano (PPS) também fez referência ao ex-gestor. “Um grande político, pai do atual prefeito Aguifaildo Dantas. Vamos ao município externar os nossos sentimentos aos familiares”, disse a deputada.
Mobilidade urbana
O deputado Janduhy Carneiro (PTN) voltou a destacar o impasse entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de João Pessoa, em torno da realização de obras na área de mobilidade urbana. Segundo ele, o diálogo é a melhor solução para o problema. “A questão administrativa está acima da política e não há como negar a importância do Trevo de Mangabeira e do Terminal de Integração, duas obras que irão melhorar a mobilidade em nossa Capital”, disse.
Violência e voto secreto
O deputado Frei Anastácio (PT) voltou a abordar o aumento da violência na Paraíba. De acordo com ele, falta o Governo do Estado por em prática a sua política de combate a criminalidade. “Precisamos saber qual é de fato qual é essa política, porque do jeito que está às coisas irão piorar. Cada vez mais, veremos aumentar o número de homicídios, assaltos e sequestros. É preciso gastar menos com propaganda e mais com segurança, saúde e educação”, frisou.
O líder da oposição, Anísio Maia (PT), abordou a questão do voto secreto nas casas legislativas, em tramitação no Congresso Nacional. Segundo ele, um tema pouco difundido, mas importante no tocante as decisões políticas e a fiscalização do trabalho dos parlamentares. “Parece que o Senado e a Câmara Federal não estão muito preocupados com essa discussão. Hoje não há justificativa para o voto secreto, pois, num regime democrático não adianta se esconder. Todos têm que ter o direito sagrado de opinião”, afirmou.
Novo aviário de Guarabira
A inauguração de um novo aviário pelo, na comunidade Caboclo, zona rural de Guarabira, foi tema de intenso debate entre os deputados da região. Raniery Paulino (PMDB) afirmou que a obra foi uma das poucas entregues pelo Governo do Estado à Rainha do Brejo.

142 anos de Santa Luzia
Domiciano Cabral (Democratas) fez uma referência aos 142 anos de emancipação política do município de Santa Luzia. Ele ressaltou as obras e ações da administração do prefeito local Ademir Morais (Democratas). “Entre os 223 municípios da Paraíba, Santa Luzia foi o primeiro a extinguir o pau de arara, permitindo transporte de qualidade e segurança aos alunos da Zona Rural do município”, destacou.
Texto: Ângelo Medeiros
Fotos: Aguinaldo Mota
≪ Voltar para a Agência de Notícias