Notícias
ALPB forma comissão para reverter fechamento de postos da Conab
Publicado em 4 de novembro de 2013A Assembleia Legislativa da Paraíba constituiu uma Comissão Suprapartidária, composta por sete deputados, para buscar a reversão do fechamento dos postos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Estado. O trabalho deve ser realizado em conjunto com a bancada federal paraibana e a direção nacional da Companhia. O ato de criação foi publicado na edição do Diário do Poder Legislativo da sexta-feira (01).
O fechamento dos postos de Sousa, Catolé do Rocha e Itaporanga foi denunciado pelo deputado Lindolfo Pires (DEM), em setembro. Desde agosto os agricultores da região têm apenas um local, em Patos, para pegar o milho, usado como alimento dos animais. A estiagem já dizimou 70% do rebanho paraibano.
O deputado José Aldemir (PEN), primeiro-secretário da ALPB, esteve no município Bernardino Batista para ouvir os agricultores prejudicados. Ele informou que participou de reuniões com a presidência da Conab, ministros, os senadores Cássio Cunha Lima e Cícero Lucena e deputados federais, em Brasília, para apresentar o problema dos postos avançados no Sertão.
O fechamento dos depósitos da Conab levou os agricultores a comprar, por R$ 50, a saca de milho para produtores privados. Aqueles que decidem ir a Patos, além de pagar mais caro por causa da distância, correm o risco de não conseguir comprar o alimento.
Formam a Comissão os deputados Gervásio Maia (PMDB), Gilma Germano (PPS), Toinho do Sopão (PEN), Lindolfo Pires, Doda de Tião (PTB), Caio Roberto (PR) e Vituriano de Abreu (PSC), como os titulares. Na suplência, estão os deputados Raniery Paulino (PMDB), Hervázio Bezerra (PSB), Brando Mendes (PEN), Assis Quintans (DEM), Jutay Meneses (PRB), Bado Venâncio (PEN) e Arnaldo Monteiro (PSC).
≪ Voltar para a Agência de Notícias