Pular para conteudo principal

Notícias

Deputados voltam a cobrar medidas emergenciais para o combate a seca na Paraíba

Publicado em 3 de outubro de 2013

3-10-13_AM GRENDE EXPEDIENTE (31)Os deputados estaduais utilizaram a tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta quinta-feira (3), para cobrar ações emergenciais para o combate a seca e a forte estiagem na região do semiárido. Na oportunidade, os parlamentares ainda discutiram outros temas e saudaram o estreante do dia no Plenário Antônio Mariz, o deputado Bado Venâncio (PEN), que, pela primeira vez, participou das atividades do parlamento paraibano.

Durante discurso na tribuna, o deputado Gervásio Maia (PMDB) alertou para o colapso causado pela seca no sertão paraibano. Segundo ele, a região vive uma situação de extremo caos com a falta de chuvas. “Os açudes continuam completamente secos e os mananciais que restam já se encontram em situação de alerta. Se não chover no próximo período, poderemos ter dificuldades sérias, inclusive, com a falta da água para o consumo humano”, disse o parlamentar.

Gervásio destacou ainda a apresentação de requerimento, há duas semanas, solicitando a criação de uma comissão suprapartidária para ir à direção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) pedir providências e exigir o não fechamento de alguns escritórios do órgão na Paraíba. “Esta casa fez um trabalho importante com a caravana da seca, percorrendo todo o Estado, mas precisa apresentar requerimentos, entre outras medidas, para alertar a presidente Dilma [Roussef] sobre a importância da Transposição, entre outras medidas. Se não fizermos o nosso papel, teremos um desfecho grave com relação a essa questão e também sobre o fechamento da Conab”, concluiu.

3-10-13_AM PEQUENO EXPEDIENTE (219)O deputado Carlos Dunga (PTB) propôs a Mesa Diretora à criação de movimento, exclusivo, em protesto contra a falta de água na região do semi-árido paraibano. Ele alertou para a baixa quantidade hídrica do manancial de Boqueirão, que abastece a região do Complexo da Borborema.

“Hoje, Boqueirão só tem 40% de sua capacidade. Em novembro será apenas 25% e em janeiro, Campina Grande e 31 municípios ao seu redor não terão água. Ontem, por exemplo, tinham 35 caminhões pipas entre Juazeirinho e Campina a procura de água potável, sem saber onde buscar. Por isso, proponho à presidência desta casa que faça um dia de movimento, para alertar ao governo federal que estamos à beira de um colapso em vários municípios”, alertou o petebista.

 

Turismo rural no Sertão

3-10-13_AM PEQUENO EXPEDIENTE (46)O deputado Vituriano de Abreu (PSC) destacou a realização de sessão itinerante da ALPB, no dia primeiro de novembro, em São José de Piranhas, no Sertão paraibano. O objetivo será promover a discussão em torno do potencial turístico rural, em mais de 10 municípios circunvizinhos de Cajazeiras.

“São José de Piranhas possui uma estrutura ampla, necessária para discutir o tema. Basta ver a Serra do Vital, uma região fria localizada em pleno Sertão Paraibano, de fácil acesso ao seu cume, entre outros pontos. Convidamos quatro bons palestrantes para que, em conjunto com esta Assembleia, possam debater sobre os investimentos para esta área”, defendeu.

 

Obras do governo e a saúde em Campina Grande

3-10-13_AM PEQUENO EXPEDIENTE (94)João Gonçalves (PEN) ocupou a tribuna para destacar as ações anunciadas pelo governo do Estado nas áreas de saúde e abastecimento hídrico. Entre elas, o Hospital do Câncer, que será instalado no município de Patos e a Adutora do Mucutu, em Taperoá. “Fica aqui o reconhecimento dessas obras que o povo da Paraíba vai desfrutar num futuro próximo”, disse.

O deputado Ivaldo Morais (PMDB) criticou possíveis problemas registrados na área de saúde, em Campina Grande. Ele citou o atraso nos salários e ameaça de greve por parte dos médicos da rede municipal, o corte na rede telefônica da sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), entre outros pontos.  “Me entristece a atual situação, pois, até bem pouco tempo atrás era pregado uma mar de rosas na cidade. Foi feita uma campanha em cima da Secretaria Municipal de Saúde, que tem uma estrutura excelente. Se tivessem, pelo menos melhorado, mas estão acabando com a saúde da nossa cidade”, lamentou.

 

3-10-13_AM PEQUENO EXPEDIENTE (155)Reforma política

O líder da bancada de oposição, deputado Anísio Maia (PT), criticou a lentidão do Congresso Nacional nas discussões em torno da reforma política. Segundo o petista, vários parlamentares e partidos já acreditam que a matéria não deva nem sequer ser posta em votação em Brasília.

“A incapacidade do Congresso de produzir uma proposta que toque em pontos, como financiamento de campanha, causou desânimo. Vimos os movimentos sociais lutando por mudanças nas regras, com o intuito de democratizar as eleições, no entanto, quem esperava isso, está frustrado”, disse. “Diante do avançar do prazo, hoje podemos dizer que o Congresso Nacional, mais uma vez, enganou o povo brasileiro e a opinião pública. As regras eleitorais e políticas vão continuar do jeito que os políticos bons de grana gostam”, disse.

 

Saudações a Bado Venâncio

3-10-13_AM PEQUENO EXPEDIENTE (11)Vários parlamentares também ocuparam a tribuna para saudar o deputado Bado Venâncio, novato na Casa de Epitácio Pessoa. O primeiro a discursar foi o 1º vice-presidente da ALPB, Edmilson Soares (PEN). “A Assembleia Legislativa se sente muito honrada com a presença de Bado nesta casa. Como representante com raízes na região, posso dizer que o Curimataú amanheceu sorridente com a presença de um guerreiro, que sempre esteve ao lado do seu povo”, disse.

A deputada Gilma Germano (PPS) acompanhou o discurso do vice-presidente. Natural de Picuí, a parlamentar afirmou que a região comemora a presença de mais um representante na ALPB. “Hoje, o Curimataú tem o prazer e o orgulho de ganhar mais um deputado. Uma terra que já teve grandes representantes nesta casa amplia o rol de grandes políticos que passaram pela Assembleia Legislativa”, frisou.

Branco Mendes (PEN) e Carlos Dunga também saudaram o novo colega de parlamento. “O Curimataú reforça a sua representatividade com um homem que tem experiência e que conhece os problemas dos municípios”, disse o penista. “Eu e Bado tivemos dois anos a menos nesse plenário e, diante de uma grande luta, ele chega com méritos a esta casa. Tenho a certeza de que ele irá contribuir muito com a sua experiência”, complementou o petebista.

3-10-13_AM GRENDE EXPEDIENTE (54)O 2º vice-presidente da ALPB, deputado Trócolli Júnior (PMDB) também destacou a experiência política de Bado Venâncio. “É um deputado que tem uma trajetória política enorme, fruto de seus antepassados. Ele chega para engrandecer, ainda mais, os debates nesta casa. O Curimataú é carente e pobre de grandes investimentos e tenho a certeza de que a presença de Bado favorecerá a região. Seja muito bem vindo deputado”, frisou.

Por sua vez, Bado Venâncio agradeceu as referências dos colegas de parlamento. Ele lembrou a trajetória política familiar e de demais representantes políticos da região do Curimataú, que batalharam para ter voz na Assembleia Legislativa da Paraíba. “Venho para somar com os demais deputados. Aqui encontro vários amigos do movimento municipalista, que foram prefeitos na minha época. Tenho a certeza que pela experiência adquirida nos cargos que já assumi e de conhecer os problemas da população, irei contribuir, através dos debates e projetos apresentados nesta casa”, discursou.

 

 

Texto: Ângelo Medeiros/ALPB

Fotos: Aguinaldo Mota e Josivan Gomes/ALPB

Multimídia

Imagens em alta resolução

3-10-13_AM PEQUENO EXPEDIENTE (118) 3-10-13_AM PEQUENO EXPEDIENTE (11) 3-10-13_AM PEQUENO EXPEDIENTE (155) 3-10-13_AM PEQUENO EXPEDIENTE (20) 3-10-13_AM GRENDE EXPEDIENTE (54) 3-10-13_AM PEQUENO EXPEDIENTE (67) 3-10-13_AM PEQUENO EXPEDIENTE (138) 3-10-13_AM GRENDE EXPEDIENTE (31) 3-10-13_AM PEQUENO EXPEDIENTE (46) 3-10-13_AM PEQUENO EXPEDIENTE (94) 3-10-13_AM PEQUENO EXPEDIENTE (219) 3-10-13_AM PEQUENO EXPEDIENTE (183)
≪ Voltar para a Agência de Notícias