Notícias
Ivaldo ressalta revolta do povo de Massaranduba com abandono
Publicado em 26 de setembro de 2013O deputado estadual Ivaldo Moraes (PMDB-PB) ressaltou, na manhã desta quinta-feira (26), na Tribuna da Assembleia Legislativa, a frustração da população do município de Massaranduba, na região do Agreste paraibano, diante da ausência de representantes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa) em audiência pública que seria realizada para discutir as extremas precariedades da estrada PB-095, que dá acesso à cidade, e constante falta d’água no município.
Segundo informou Ivaldo Moraes, vereadores, representantes de entidades sociais e muitos cidadãos e cidadãs de Massaranduba foram ao Ginásio de Esportes do município com o objetivo de participar de uma audiência pública previamente marcada junto ao DER e à Cagepa para ouvir de representantes dos dois órgãos estaduais informações sobre que providências serão tomadas para solucionar os sérios problemas que penalizam a população.
“Como não apareceu nenhum representante dos dois órgãos estaduais, a população se revoltou, e o que deveria ser uma audiência pública acabou se transformando numa manifestação popular contra o descaso dos órgãos estaduais diante das necessidades e dos direitos dos cidadãos e cidadãs que alimentam os Cofres Públicos do Estado por meio do pagamento de vários impostos”, afirmou o deputado em pronunciamento na Tribuna da ALPB.
Apelos na ALPB – Na semana passada Ivaldo Moraes encaminhou dois apelos ao Governo do Estado, o primeiro deles pedindo ao governador Ricardo Coutinho que determine à Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa) providências urgentes com vistas à conclusão da adutora do açude Sindor Ribeiro, no município de Massaranduba.
“Com uma população aproximada de 13 mil habitantes, o município de Massaranduba dispõe de dois açudes grandes, um deles (o açude Sindor Ribeiro) com capacidade para mais de 3 milhões de metros cúbicos de água, mas ainda hoje sofre sérios problemas de abastecimento d’água em razão da falta de providências mínimas por parte dos órgãos encarregados de garantir a regularidade do fornecimento de água aos seus moradores”, ressaltou Ivaldo.
Em relação ao açude Sindor Ribeiro, ele destacou a existência de uma obra paralisada há mais de dois anos que demanda pouquíssimos recursos para ser concluída. “Falo da Adutora de 1.200 metros que necessita apenas de 80 metros de cano e duas bombas para ser concluída”, observou.
Ivaldo Moraes também pediu ao governador do Estado que determine ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), em caráter de urgência, a recuperação do trecho da estrada PB-095 que liga os municípios de Massaranduba e Campina Grande.
“Cidade emancipada em 1965, Massaranduba ainda depende de Campina Grande para tudo, tanto para promover o escoamento de sua produção agrícola quanto para abastecer seu comércio e para garantir aos seus jovens a continuação dos estudos, notadamente em cursos de nível superior”, informou.
Ele disse que o deslocamento entre Massaranduba e Campina Grande está praticamente inviabilizado, tendo em vista a quase total inexistência de asfalto na estrada PB-095, que “na verdade não é mais estrada, mas muitos buracos com uma lembrança de estrada dentro, mesmo sendo a extensão da mesma de apenas 16 km, fato que torna necessário o investimento de pouquíssimos recursos para a sua recuperação”.
“Para fazer frente às dificuldades extremas proporcionadas pelos 16 km de estrada de buracos encravada numa região montanhosa, os moradores de Massaranduba acabam gastando três vezes mais do que gastariam se houvesse condições normais de tráfego na PB-095. E para complicar, ainda sofrem a ameaça de ficarem sem o serviço de transporte coletivo, dadas as péssimas condições da referida estrada”, ressaltou.
“Diante de tantas dificuldades – continuou Ivaldo Moraes -, muitos apelos já foram feitos pela Prefeitura e pela Câmara de Vereadores do Município junto aos órgãos competentes; até mesmo equipes de televisão já foram lá fazer matérias mostrando os problemas enfrentados pela população, mas infelizmente até agora nada foi feito. Daí porque a nossa iniciativa de pedir ao governador Ricardo Coutinho que determine aos órgãos competentes de sua administração a adoção de medidas urgentes visando a recuperação, com revestimento asfáltico, da estrada PB-095”.
Texto: Da Assessoria do parlamentar
Fotos: Agência ALPB e assessoria do parlamentar
≪ Voltar para a Agência de Notícias