Notícias
Corpo da ex-presidente do Sinpol Lourdinha Dantas é velado na ALPB
Publicado em 25 de agosto de 2020 às 14:50Na manha desta terça-feira (25), foi velado na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) o corpo da ex-presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sinpol), Lourdinha Dantas. A sindicalista faleceu nesta segunda-feira, aos 69 anos, vítima de um câncer no pulmão.
O velório aconteceu no hall de entrada da sede do Poder Legislativo e foi acompanhado por deputados,familiares e amigos da servidora. A ALPB seguiu todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, com a disponibilização de dispensers de álcool em gel, tapetes sanitizantes e aferição de temperatura.
Professora de Geografia, Lourdinha Dantas começou a trabalhar na Assembleia em 1976 como telefonista. Sua atuação em defesa do servidor público do Legislativo foi marcada pela sua participação na assembleia geral da categoria em 24 de abril de 1981, quando fundou a ASSAL-PB, que em 1988 passou a se chamar Sinpol-PB. Como líder sindical, a servidora foi eleita presidente do Sinpol por cinco mandatos: de 1989 a 1991; de 1999 a 2001; 2004 a 2007; 2007 a 2011, sendo a pessoa que mais presidiu a entidade.
Através das suas redes sociais, o presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, lamentou o falecimento de Lourdinha Dantas e destacou a capacidade de dialogar da sindicalista.
“Lamento profundamente o falecimento da servidora Lourdinha Dantas, que durante décadas trabalhou no Poder Legislativo Paraibano e contribuiu imensamente com a Casa Epitácio Pessoa como dirigente do Sinpol. Sempre fui aberto a diálogos com todos os servidores e Lourdinha é uma mulher que sempre esteve aberta e disposta a dialogar com a Presidência, representando os funcionários da Assembleia com muita competência e defendendo os interesses de toda a categoria”, publicou Galdino.
Para o deputado João Gonçalves, a Assembleia perde uma das maiores representantes sindicais de sua história. “Lourdinha representava a categoria com muito vigor e originalidade. Os servidores hoje ficam órfãos de uma pessoa que todos nós aprendemos a admirar pelo seu estilo próprio de fazer política sindical. Deixo aqui meus sentimentos à família”, declarou.
O deputado Lindolfo Pires destacou que Lourdinha Dantas, pelo histórico que possui na defesa do servidor, terá uma página importante na história do Legislativo paraibano. “Acompanhei de perto sua luta, seu trabalho, seu empenho e dedicação na defesa dos funcionários. Hoje perdemos, além de uma grande amiga, uma grande defensora dos servidores desta Casa”, afirmou o parlamentar.
O vice-presidente do Sinpol, Hélio Gomes, lembrou a coragem e o compromisso de Lourdinha com a defesa dos direitos da categoria. “Uma perda irreparável. A companheira Lourdinha tem história, sempre foi uma guerreira na defesa de todo servidor público, não só aqui na Paraíba, mas também no Congresso Nacional. Ela é uma pessoa ímpar e nós perdemos uma grande companheira”, declarou Hélio.
Em nota, a Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal (Fenale) ressaltou as qualidades administrativas de Lourdinha Dantas, acrescentando que a entidade dará continuidade a sua luta. “Suas lembranças permanecerão em nós, que continuaremos sua luta em defesa dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores do Serviço Público”.
Após a celebração de uma missa, o corpo da líder sindical foi enterrado no início de tarde no cemitério Parque das Acácias, em João Pessoa, numa cerimônia reservada a amigos e familiares. Em virtude da morte da servidora, a assembleia legislava decretou luto de 3 dias.