Notícias
Alunos do cursinho social pré-Enem da Escola do Legislativo visitam a ALPB
Publicado em 4 de dezembro de 2019 às 19:54Um grupo de estudantes do cursinho social pré-Enem da Escola do Legislativo da Paraíba (ElegisPB) visitou, na tarde desta quarta-feira (04), as dependências da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A visita orientada, que faz parte do projeto “Conhecendo o Legislativo”, foi promovida pela Ouvidoria Pública da ALPB, com o apoio do gabinete da deputada estadual Camila Toscano (PSDB), que recepcionou os estudantes e a diretora-geral Maria Helena Toscano, além da coordenadora pedagógica Maria Luíza Braz.
O deputado estadual Wallber Virgolino (Patriota), que promovia uma Sessão Solene na Casa Epitácio Pessoa, na tarde desta quarta-feira, fez uma rápida explanação do funcionamento da Assembleia aos visitantes.
O projeto “Conhecendo o Legislativo” foi criado através do Projeto de Resolução nº 79/2019, de autoria da Mesa Diretora, com o objetivo promover a visita de estudantes universitários e de ensino médio à sede da ALPB, fortalecendo a transparência das ações realizadas na Casa, e estimular a participação popular democrática e o interesse pela política.
Sobre a visita, a deputada Camila Toscano destacou a importância dos próprios estudantes e da instituição Escola do Legislativo. “O Cursinho é fantástico, uma grande realização do Poder Legislativo em prol dos seus servidores e da sociedade em geral. Eles são o futuro da nossa Paraíba e estão tendo um exemplo de cidadania. É muito importante que esses estudantes venham conhecer a Casa que criou essa escola e que lhes deu oportunidade de ter ensino de qualidade e gratuito “, disse Camila.
“Eles chegam aqui com a ideia de que o Poder Legislativo é inatingível, que os deputados são inacessíveis e isso não é verdade. Nós precisamos quebrar essa barreira, essa ideia de que nos parlamentares somos inatingíveis. Quebra essa barreira de que a Casa Epitácio Pessoa não pode ser acessível a todos. Isso não deve existir, principalmente nessa era em que vivemos, era digital, das redes sociais, do WhatsApp”, acrescentou a deputada.
A diretora da ElegisPB, Maria Helena Toscano, ressaltou que é de fundamental importância que os estudantes conheçam a Casa onde são produzidas as leis que regem a vida deles. “Eles me ouvem falar o ano inteiro sobre o Poder Legislativo e combinamos ao final de cada ano visitar esta Casa.Eles precisam se envolver com os parlamentares, precisam ver o que esses parlamentares fazem, até porque há uma mudança de mente quando isso acontece. Eles saem daqui com outra visão do Poder Legislativo e do que os parlamentares fazem. Uma aula prática de história da Paraíba e de cidadania”, comentou.
A ouvidora-geral da ALPB, Liliane Targino, disse que a visita é de grande valia e parabenizou a Mesa Diretora, através do presidente Adriano Galdino (PSB), “por ter introduzido na Casa um projeto que atende aos cidadãos, especialmente aos jovens, que têm a oportunidade de conhecer o Poder Legislativo”. “Os jovens precisam se apropriar das leis. Precisam participar do processo legislativo, precisam conhecer a Casa que produz as leis que regem as vidas deles. A visita é de fundamental importância, principalmente porque eles também fazem parte deste poder através dos serviços prestados pela Escola do Legislativo”, finalizou.
A estudante Brenna Ferreira, 24 anos, destacou a importância da atividade, pelo conhecimento que ela e os seus colegas passam a ter sobre o funcionamento do Poder Legislativo, “que não é fomentado na base de formação educacional e familiar da grande maioria dos jovens”. Já o estudante Felipe Figueiredo, 21 anos, disse que os jovens, enquanto cidadãos, precisam ter conhecimento do que acontece nos bastidores da política, na produção legislativa. “Essa é a base da democracia. É a participação popular. É a participação do jovem na vida pública, conhecendo como ela funciona”, disse.