Pular para conteudo principal

Notícias

Comissão aprova projeto que adapta terminais de autoatendimento para deficientes

Publicado em 4 de junho de 2019 às 12:24

WhatsApp Image 2019-06-04 at 10.10.52 AMA Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, durante reunião nesta terça-feira (04), o projeto de lei 215/2019, de autoria da deputada Cida Ramos, que dispõe sobre a adaptação de terminais de autoatendimento das instituições financeiras no Estado para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

O projeto pretende adaptar os pontos de autoatendimento nas dependências internas e externas dos bancos, sempre que existirem terminais destinados ao público em geral. Segundo Cida Ramos, que também é presidente da Comissão, a matéria se originou das reivindicações de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, que se sentem prejudicadas e impossibilitadas de acessar os caixas eletrônicos e bancos 24 horas das instituições financeiras da Paraíba.

Cida acrescentou que cada estabelecimento deve disponibilizar aos consumidores deficientes pelo menos um terminal adaptado. O não cumprimento da lei implicará na aplicação de multa a instituição financeira responsável, em valores que deverão ser normatizado por decreto do Governo do Estado. O projeto deve seguir para plenário nos próximos dias, para ser apreciados por todos os deputados.

Outra proposta aprovada foi a 207/2019, de autoria da deputada Camila Toscano, que assegura atendimento educacional especializado aos estudantes com deficiência matriculados nas Escolas Cidadã Integral Técnica, entre outras instituições estaduais. O objetivo é assegurar às pessoas com deficiência o percentual de 10% das vagas oferecidas por essas instituições.

Além de Cida Ramos, os deputados Anderson Monteiro e Ricardo Barbosa participaram da reunião.