Pular para conteudo principal

Notícias

Assembleia participa de visitas da caravana da CNBB

Publicado em 3 de março de 2016 às 11:22

Integrantes da caravana diurante o segundo dia de agenda do eventoA Assembleia Legislativa do Estado, através da Frente Parlamentar da Água, participou nesta semana de uma caravana da CNBB Nordeste que teve o objetivo de visitar açudes e obras da Transposição do Rio São Francisco.

Além dos deputados Jeová Campos, presidente da Frente das Águas, Galego Souza e Frei Anastácio, também participaram da caravana bispos, representantes do Ministério da Integração Nacional, DNOCS, INCRA, IBAMA e políticos da região.

O roteiro da caravana começou na segunda-feira (29), por Caicó (RN), com a visita a barragem Engº. Armando Ribeiro Gonçalves, do Açude Açu, localizada no rio Piranhas, em Itajá, no Rio Grande do Norte, a barragem de Oiticica, na comunidade Barra de Santana, no município de Jucurutu, ainda no Rio Grande do Norte e Caicó. À noite encerrou as ações do dia com a celebração de uma missa em Cajazeiras.

Na terça (1º), a visita foi no açude Engenheiro Ávidos/Boqueirão, a Vila Produtiva Rural Cacaré, localizada em São José de Piranhas, que foi inaugurada no último dia 23 de fevereiro. Depois, o grupo seguiu para o Ceará, para conhecer as obras do reservatório de Jati e do canal Eixo Norte do projeto de Integração do Rio São Francisco. Já na quarta-feira (2), a comitiva continuou as visitas na cidade de Salgueiro (PE).

“A cada obra que a gente visita, constatamos a grandiosidade deste projeto de integração, que não se resume apenas a construção de tuneis e canais Jeová Campos e o deputado Galego de Sousa acompanharam as ações da caravana nesta segunda-feiraque levarão água do velho Chico para o povo do Nordeste. Ela vai além, é um projeto magnífico, completo, que vai além do concreto, envolvendo questões hídricas, socioambientais, de educação, de habitação, de mudança de vida para uma realidade muito melhor, e que traz novas perspectivas para o nosso povo”, destacou Jeová Campos.

A iniciativa da CNBB tem o objetivo de refletir e pensar ações estratégicas para o uso e gestão compartilhada da água e de toda agrobiodiversidade ao longo dos canais e obras da integração do velho Chico com o Nordeste Setentrional. Para Jeová Campos, essa ação é importantíssima porque cria uma nova agenda em relação ao projeto da Transposição. “Com as obras praticamente concluídas, já que mais de 80% já estão prontas, as cidades que vão receber as águas limpas do São Francisco precisam estar preparadas e ainda há muito que se fazer. Essa caravana vai se voltar para essa nova agenda, assim como a Frente Parlamentar da Água da ALPB”, destaca o parlamentar.