Pular para conteudo principal

Notícias

Assembleia debate modelo de policiamento brasileiro em Sessão Especial

Publicado em 5 de novembro de 2015 às 20:07
05.11.15 - Debate sobre policiamento preventivo - ©nyll pereira (59) cópiaA Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou nesta quinta-feira (5) uma Sessão Especial para debater o modelo fracionado de policiamento preventivo e repressivo no Brasil.
A propositura da sessão foi do deputado Janduhy Carneiro e a reunião contou também com a presença dos deputados Anísio Maia e Buba Germano e do deputado federal Subtenente Gonzaga, além de representantes das polícias Civil e Militar e do vereador Raoni Mendes.
05.11.15 - Debate sobre policiamento preventivo - ©nyll pereira (46) cópiaPara o deputado Janduhy Carneiro, o modelo de policiamento aplicado no Brasil está desgastado. “Está sessão é exatamente para discutir novas alternativas e ações que gerem eficiência”, disse.
O parlamentar ressalta ainda que diversos projetos para mudanças nas polícias têm sido discutido na Câmara Federal e alguns projetos de lei já tramitam no Congresso, entre eles o ciclo completo de polícia, onde a instituição que atender a ocorrência fará todo o processo de investigação e encaminhará para justiça.
05.11.15 - Debate sobre policiamento preventivo - ©nyll pereira (47) cópiaJá o deputado federal mineiro Subtenente Gonzaga, ressaltou a importância do debate e a importância do ciclo completo das polícias. Autor da emenda à Constituição 431/14, que dispõe sobre o assunto, Gonzaga defende mudanças na segurança pública do Brasil. “Temos um problema de modelo de policiamento, que culmina na ineficácia da investigação”, pontuou.
O coronel Romildo, corregedor da Polícia Militar, ressaltou que da necessidade de mudanças no modelo atual de polícia no Brasil e buscar melhorias. “A PEC do Ciclo Completo de Polícia é boa para todas as polícias, mantém todas as funções, em nada altera e apenas aumenta a atribuição para buscar uma melhor prestação de serviços à comunidade”, avaliou.
Participaram também da sessão representantes de órgãos de classe da segurança pública, do movimento Movpaz, do Sindicato dos Agentes da Polícia Federal, Sindifisco, Clube dos Oficiais da Paraíba.