Pular para conteudo principal

Notícias

Trócolli lamenta situação dos hospitais da Paraíba e cobra providências

Publicado em 9 de abril de 2014 às 11:10

12-9-13_AM PEQ EXP Trocolli Jr (2)O deputado estadual Trócolli Júnior (PMDB) lamentou a situação os hospitais da Paraíba. O parlamentar fez um discurso duro, no plenário da Assembleia Legislativa, com relação ao relatório divulgado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), onde fica comprovada a superlotação em quatro grandes hospitais e cobrou providências urgentes. Conforme o relatório, estão em situação de superlotação o Trauma de Campina Grande, o regional de Patos, o Complexo Hospitalar de Mangabeira e o Edson Ramalho, em João Pessoa.

“Me causa indignação também saber que a superlotação também é um problema constatado nas maternidade da Capital e Interior. Segundo o Conselho Regional de Medicina da Paraíba, é fato que os hospitais de Urgência e Emergência da Paraíba estão e continuam superlotados. Sempre foram identificadas situações como essas nas inspeções feitas pelo Conselho, e foram encaminhados relatórios às secretarias de Saúde e ao Ministério Público Estadual. Só tenho a lamentar que isso esteja ocorrendo no nosso Estado, e cobrar providências, pois essa situação não pode persistir. É um desrespeito para os cidadãos”, afirmou o parlamentar.

De acordo com o relatório Saúde no Brasil, além da superlotação nos leitos, foram constatados casos de pacientes que permanecem internados sem previsão para a realização de cirurgias na Paraíba. O estudo indica que em diversas situações os pacientes são levados a mais de um hospital, antes de encontrar uma vaga e ser atendido. “Isso demonstra não só a superlotação, mas a deficiência na regulação hospitalar e a redução da qualidade do atendimento”, disse Trócolli Júnior.

O legislador também revelou, em seu discurso, que foram transferidos para o Estado pelo governo federal o montante de R$ 421 milhões para custear as ações e os serviços de saúde em 2013. “Ou seja, recursos o Estado tem, só falta investir para melhorar os serviços. Nós da Assembleia Legislativa estamos fazendo a nossa parte. Já visitamos vários hospitais durante a Caravana da Saúde. Constatamos diversas irregularidades e denunciamos. Não podemos e não vamos ficar calados”, ressaltou.