Notícias
Comissão de Saúde aprova a outorga do Diploma Napoleão Laureano a professora
Publicado em 5 de novembro de 2013 às 11:07A Comissão de Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional aprovou a outorga do Diploma Napoleão Laureano de Honra ao Mérito das Ciências Médicas a enfermeira e professora da Universidade de Brasília (UNB), Maria de Fátima Sousa. O ato aconteceu em reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (5), no plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A propositura é do deputado estadual Lindolfo Pires (Democratas).
A outorga é justificada em razão da destacada contribuição da homenageada em favor do desenvolvimento das políticas e programas de saúde pública no Brasil. O relator do projeto, deputado Bado Venâncio (PEN), fez a leitura do relatório e destacou o extenso currículo da homenageada. “Diante de tais evidências voto pela total admissibilidade do projeto”, disse.
Sobre a homenageada
Paraibana natural do município de São José da Lagoa Tapada, a professora Maria Fátima de Sousa é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde também fez residência em Medicina Preventiva e Social e concluiu o mestrado em Ciências Sociais. Ela foi coordenadora do Programa de Agentes Comunitários da Saúde, junto à Secretaria de Estado da Saúde, entre os anos de 1991 e 1993.
No ano de 1994, assumiu a Gerência Nacional do Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS), do Ministério da Saúde, que deu origem ao Programa Saúde da Família (PSF). Ela atuou a frente de diversas funções na implantação do PSF por parte das secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.
Atualmente é professora do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde, coordenadora do Núcleo de Estudos de Saúde Pública e membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Brasília.
Outras homenagens recebidas
Em 2010, a professora recebeu o Prêmio Sérgio Arouca, em Washington (EUA), concedido pela Fundação Pan-Americana para a Saúde e Educação e pela Organização Pan-Americana da Saúde, graças a esse trabalho desenvolvido no Brasil por mais de uma década pela excelência em Atenção Universal à Saúde.
Já em julho deste ano, recebeu a medalha Dom Helder Câmara das mãos do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais e do ministro da Saúde, em homenagem por ter sido a primeira coordenadora do Programa de Agentes Comunitários.
Texto: Ângelo Medeiros
Fotos: Aguinaldo Mota