Ouvidoria da ALPB visita Cras de Pocinhos e destaca importância da assistência social

A Ouvidoria da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) visitou, nesta quarta-feira (17), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade para conhecer de perto as atividades realizadas no [...]

📅 Publicado em 17 de dezembro de 2025 📍 João Pessoa, PB

A Ouvidoria da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) visitou, nesta quarta-feira (17), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade para conhecer de perto as atividades realizadas no local, que desempenha um papel fundamental no apoio à população mais vunerável do município.

Durante a visita, a ouvidora da Casa, Arlenilde Correia de Aguiar destacou a importância do Cras para o bem-estar social e a implementação de políticas públicas voltadas para os mais vulneráveis. “É essencial que estejamos próximos do nosso povo para entender suas necessidades e potencializar as ações que garantem dignidade e qualidade de vida. O trabalho realizado aqui é um exemplo de como podemos transformar realidades por meio da assistência social”, disse.

O Cras de Pocinhos oferece uma variedade de atividades que atendem diferentes grupos da população, como o grupo de idosos, que participa de oficinas de artesanato e dança, além de contar com um espaço de convivência e rodas de conversas com profissionais de diversas áreas. Para as mulheres, o Cras promove oficinas de artesanato e aulas de zumba, proporcionando um ambiente de apoio e troca de experiências.

A coordenadora do CRas Josenilda Gonçalves, disse que uma das principais ações do órgão é o grupo “Laços de Amor”, que acompanha gestantes desde os primeiros dias da gravidez até o parto, oferecendo assistência e entregando kits, contendo itens essenciais como fraldas e caderneta de vacinação. “O Cras também facilita o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), um direito que garante suporte gratuito aos usuários”, disse a coordenadora.

Além disso, o Cras atua em parceria com outros órgãos do município para desenvolver estratégias que atendam questões sociais e fomentem políticas públicas. O Programa Criança Feliz (PCF) é outra iniciativa importante, apoiando o desenvolvimento de gestantes e crianças de 0 a 6 anos, por meio de visitas domiciliares, fortalecendo os laços familiares e promovendo o desenvolvimento integral.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) atende crianças e adolescentes de 3 a 17 anos, promovendo o bem-estar social e a integração com a comunidade. O Cras também oferece apoio a usuários em situação de vulnerabilidade social, abrangendo necessidades como alimentação e moradia. As visitas domiciliares são realizadas para fortalecer os vínculos e garantir os direitos dos usuários, sendo uma parte essencial do trabalho do Cras.

Últimas Notícias