Pular para conteudo principal

Notícias

Em Catolé do Rocha, ALPB debate com empresários incentivos fiscais para produção de alumínio

Publicado em 2 de maio de 2019 às 21:19

WhatsApp Image 2019-05-02 at 3.30.25 PMA Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) promoveu reunião, neta quinta-feira (2), na cidade de Catolé do Rocha, no Sertão do Estado, para debater mecanismos de incentivo fiscal ao setor de produção de alumínio da região. O debate, comandado pela deputada Pollyanna Dutra (PSB), foi realizado em parceria com o Governo do Estado e teve a participação do secretário executivo da Receita Estadual, Bruno Frade, além dos representantes da rede empresarial.

A parlamentar ressaltou que o setor movimenta a economia de várias cidades paraibanas, como é o caso de Catolé do Rocha, e destacou a necessidade de um tratamento diferenciado para a região, que é responsável pela geração de vários empregos. Pollyanna explicou que a reunião teve como finalidade discutir as demandas dos empresários responsáveis pela produção e buscar mecanismos, junto ao Poder Executivo, para facilitar o trabalho desenvolvido no local.

WhatsApp Image 2019-05-02 at 3.30.24 PMPollyna disse que a ideia de reunir os empresários e a receita estadual, além de discutir uma forma de incentivo fiscal para o setor, visa também evitar perda de receita. “Catolé já tem um arranjo industrial definido. Nós estamos fazendo uma mediação, através dessa escuta com a rede empresarial, trazendo a receita estadual para explicar quais os mecanismos de incentivo para a isenção fiscal e melhoria na questão dos tributos. O ramo de alumínio é desenvolvido e circula em todo o país, e o Poder Público precisa chegar junto para fomentar esse desenvolvimento”, afirmou.

O secretário executivo da Receita Estadual, Bruno Frade, participou da reunião e adiantou que vai analisar as demandas apresentadas pelos empresários. Ele se comprometeu em levar ao governador João Azevedo os pontos levantados durante o encontro. “O pleito do segmento é justo, pois eles têm enfrentado algumas dificuldades para o avanço das suas capacidades produtivas. Eles apresentaram as reivindicações de um possível tratamento tributário diferenciado. Vamos encaminhar para a nossa equipe técnica, fazer as avaliações e iniciar a análise legal dos pleitos, além da análise financeira, para encaminhar a decisão ao governador do Estado”, explicou.

WhatsApp Image 2019-05-02 at 5.56.14 PMApesar do volume da produção, os empresários temem uma queda no setor devido aos impostos. Eles alegaram que no caso de uma possível isenção, mais empregos seriam gerados e as fábricas poderiam produzir ainda mais alumínio. Os produtores informaram que estão perdendo mercado para o Ceará, já que o Estado vizinho tem benefícios fiscais no segmento.

A cidade de Catolé do Rocha é referência no Nordeste na fabricação de utensílios domésticos. Distante 407 km de João Pessoa, o município tem se destacado na exportação do alumínio para o sul e sudeste do Brasil. Atualmente, há em Catolé um polo industrial que agrega 20 fábricas e juntas exportam aproximadamente 100 toneladas de alumínio por semana para outros Estados.

Pollyanna Dutra acrescentou que o debate será estendido para o plenário da Casa de Epitácio Pessoa, com o objetivo de buscar soluções de melhorias para o setor.