Pular para conteudo principal

Notícias

Escola do Legislativo com matrículas abertas e aulas começam em março

Publicado em 28 de fevereiro de 2015 às 18:05

©nyll pereira - escolinha do legislativo - 20022015 (8)Quem pretende estudar na Escola do Legislativo “Félix de Sousa Araújo” já pode fazer as inscrições para as 300 vagas disponíveis neste semestre. As aulas começam no dia 2 de março para os cursos normais e no dia seguinte, para o cursinho pré-Enem.  Os alunos não pagam taxa de matrícula e devem ter idade a partir dos 16 anos para inscrever-se. A instituição é vinculada à Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), por meio de sua Mesa Diretora, e é supervisionada pela Secretaria Legislativa.

Para o primeiro semestre de 2015 são oferecidos cursos de línguas estrangeiras como inglês, espanhol e francês em diversos níveis, além de redação oficial. Também estão disponíveis o cursinho pré-Enem, curso de Informática, normas de cerimonial, procurador e técnico legislativo, taquigrafia e capacitações continuadas. A escola também oferta curso de Libras e as turmas de línguas são formadas, no máximo, com cerca de 25 alunos.

A Escola do Legislativo é a 5ª instalada no país e auxilia na capacitação dos servidores da ALPB e seus dependentes, além de atender a pessoas de baixa renda. A instituição funciona desde fevereiro de 2003 e está localizada no prédio do Anexo VI da Assembleia Legislativa, na avenida Dom Pedro I, 445, no Centro de João Pessoa.

De acordo com a diretora da escola, Maria Helena Toscano de ©nyll pereira - escolinha do legislativo - 20022015 (1)escoBarros, existe uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação. “Por meio desta parceria, nós oferecemos também o EJA – Educação de Jovens e Adultos, nos níveis fundamental e médio, para alunos que saíram da blocagem. Então, eles nos procuram e fazem EJA em três semestres”, explica.

Há ainda os cursos voltados para a atividade fim da Assembleia Legislativa. “São os cursos de Cerimonial e Ordem de Precedência, Atendimento ao Cliente, Relacionamento Interpessoais, e existe ainda aqueles cursos quando há uma demanda dos gabinetes dos deputados, para capacitar seus assessores”, destaca a diretora da escola.

Também são oferecidos cursos com carga horária menor, nas áreas de secretariado, relacionamento interpessoal e higienização de ambientes, segundo Maria Helena Toscano. A cada semestre é feito um planejamento com base nas necessidades da Assembleia Legislativa então são elaborados cursos, minicursos ou palestras.

Até esta sexta-feira (20), a escola já registrava 128 alunos novatos. A previsão da direção da escola é de que os alunos que já cursam alguma capacitação renovem a matrícula na próxima semana. A Escola do Legislativo mantém uma boa média de aprovação em concursos vestibulares com cerca de 90% dos alunos, entre servidores e dependentes.