Notícias
Palestras sobre processo administrativo digital e plataforma nuvem marcam abertura de Workshop
Publicado em 7 de outubro de 2014 às 9:13A Assembleia Legislativa da Paraíba deu início, nesta quarta-feira (24), no auditório João Eudes, ao I Workshop Interno em Tecnologia da Informação. O evento reúne funcionários de todos os setores da Casa de Epitácio Pessoa. O primeiro dia ficou marcado pela realização de palestras sobre Processo Administrativo Digital (PAD) e plataforma em nuvem. A organização é do Departamento de Informática (Deinfo).
Durante a solenidade de abertura, o secretário da Mesa Diretora, Luiz Paulino da Silva Júnior, destacou o evento como “um momento especial de atualização dos servidores do Poder Legislativo”. “Este é mais um avanço da Assembleia Legislativa, que promove a informatização dos seus processos em consonância com os ritos constitucionais e com a Lei Federal 12.965 de 2014 (Marco Civil da Internet), que estabelece os princípios, as garantias, os direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. Serão palestras proveitosas e uma grande troca de experiências”, disse.
O diretor do Deinfo, Francisco das Chagas Perigo, disse que o evento busca contribuir com a divulgação de todo o sistema de ferramentas de informatização – softwares e hardwares – disponíveis para o trabalho no ambiente interno da ALPB e externo, por meio de sistema nuvem, para os servidores. “Esta é a primeira edição de um Workshop, que pretendemos que se torne anual, devido ao avanço rápido da tecnologia, pois entendemos que essas ferramentas evoluem e os nossos servidores precisam manter uma capacitação frequente”, disse.
Convidado do evento, o representante do Sistema Intelegis, do Congresso Nacional, Cláudio Morale, agradeceu a ALPB pelo convite e destacou a parceria na execução do Interlegis, pelo parlamento paraibano. “A Assembleia paraibana é parceira de um programa que há 17 anos atua na área de tecnologia, educação e comunicação e que promove uma troca de experiência, buscando racionalizar e melhorar o trabalho das casas legislativas”, comentou.
Programação – A programação teve início com uma apresentação geral sobre Processo Administrativo Digital (PAD), uma espécie de sistema de processamento eletrônico de procedimentos, armazenando, compartilhando e executando informações existentes em processos e documentos internos. Os ministrantes foram o diretor da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas do Deinfo, Humberto Marques Sousa, e do membro da equipe, Dimas Gomes de Araújo Júnior.
“O PAD promove o controle absoluto dos processos, a diminuição no tempo de tramitação dos documentos, a diminuição de custos operacionais, o aumento da produtividade, a possibilidade de um mesmo documento ser examinado, simultaneamente, por vários usuários. Enfim, é um tipo de sistema essencial para o Poder Legislativo”, explicou Humberto Marques.
Programação vespertina – No período da tarde, a programação do Workshop foi marcada pela apresentação do Sistema Integrado de Compras, Almoxarifado e Patrimônio (Sicap). A palestra foi conduzida pela equipe de Divisão de Desenvolvimento de Sistemas da ALPB.
Logo depois, a equipe de Tecnologia da Informação da Casa de Epitácio Pessoa apresentou um panorama sobre a política de segurança da informação dentro do Poder Legislativo. Dúvidas como a utilização de redes, do correio eletrônico, problemas com vírus e suas consequências foram abordadas entre os presentes.
Para finalizar a programação do primeiro dia do Workshop, uma palestra sobre o Sistema de Nuvem Privada da ALPB foi conduzida pelo Diretor da Dynavídeo, Giuliano Maia, e o líder técnico Ustore, José Fernando. Os dois falaram da utilização e objetivos desse dispositivo que tem a funcionalidade de salvar arquivos na rede para que possa ser acessado de qualquer lugar com internet e a segurança da preservação dos dados que são salvos em nuvem.
SAPL – A programação do I Workshop Interno de Tecnologia da Informação da ALPB segue nesta quinta-feira (25) com a apresentação da funcionalidade do Sistema de Apoio do Processo Legislativo (SAPL). A palestra será conduzida por Claúdio Morale e começa às 9h.
Texto: Ângelo Medeiros e Eliseu Lins