Notícias
ALPB concede Cidadania Paraibana e Medalha Epitácio Pessoa durante Sessão Solene
Publicado em 11 de setembro de 2025 às 11:51A Assembleia Legislativa da Paraíba realizou, nesta quinta-feira (11), sessão solene para concessão da Medalha Epitácio Pessoa, maior comenda do Poder Legislativo da Paraíba, ao superintendente do Banco do Nordeste na Paraíba, Rudrigo Otávio Andrade Araújo, também para entrega do Título de Cidadania Paraibana ao senhor Herve Luna Ben Sirak. As homenagens propostas pelo deputado Chió aconteceram no plenário da Casa de Epitácio Pessoa e contaram com as presenças do deputado Wallber Virgolino, de empresários, médicos, familiares e amigos dos homenageados.
O deputado Chió ressaltou que a concessão da Medalha Epitácio Pessoa ao superintendente do Banco do Nordeste na Paraíba, Rudrigo Otávio Andrade Araújo, é um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento econômico e sustentável do Estado. O parlamentar acrescentou que Rudrigo é primeiro paraibano a assumir o cargo, tendo iniciado sua carreira como trainee. “Ele foi galgando novos cargos no banco. É o primeiro paraibano a ser superintendente do Banco do Nordeste. A Paraíba já teve, na sua história, vários outros superintendentes, mas nenhum paraibano. Rudrigo está conduzindo a instituição com muita maestria. Estamos homenageando alguém que está fazendo muito pela Paraíba. É daqui, vive aqui, conhece a realidade do nosso povo, então, entende melhor a necessidade de canalizar os recursos necessários para garantir o desenvolvimento do Estado”, declarou o deputado.
O Título de Cidadão Paraibano foi entregue pelo deputado Chió ao médico psiquiatra Herve Luna Ben Sirak, natural da República Democrática do Congo, que há 17 anos escolheu a Paraíba para estudar e exercer a medicina. “Dr. Ben está desde 2008 na Paraíba. É um médico que tem muitos serviços prestados ao nosso povo, tem contribuído da melhor forma possível com a saúde da população nas regiões do Cariri e Curimataú paraibano. Essa homenagem é justa. Estamos tornando o Dr. Bem, de fato e de direito, um cidadão da nossa terra, um cidadão paraibano”, afirmou Chió. Dr. Bem tornou-se médico após se formar pela Universidade Federal de Campina Grande em 2014, posteriormente se especializando em Psiquiatria.
O superintendente do BNB na Paraíba, Rudrigo Otávio Andrade Araújo, destacou a importância coletiva da conquista da Medalha de Epitácio Pessoa e ressaltou que o reconhecimento ultrapassa a dimensão pessoal e se estende a todos que colaboraram com sua trajetória. “Eu me sinto extremamente honrado e grato a todos os deputados que reconhecem o trabalho que vem sendo realizado para o desenvolvimento sustentável do Estado. Essa homenagem me dá uma responsabilidade muito maior, mas também uma satisfação muito maior de servir à nossa terra e ao nosso povo”, afirmou.
O médico Herve Luna Bem Sirak destacou a emoção de receber o reconhecimento da Assembleia Legislativa e relembrou sua trajetória até a Paraíba, onde construiu sua carreira. “É uma realização, é uma honra, na verdade. Uma pessoa que saiu de um país que fala francês, que fica bem no meio da África, um jovem que chegou à Paraíba em busca de sonhos, e depois de fazer a faculdade na Universidade Federal de Campina Grande, consegui me tornar um médico. E com isso, abracei. Na verdade, a Paraíba me abraçou”, afirmou.
Emocionado, Sirak reforçou que o título simboliza não apenas sua dedicação profissional, mas também a acolhida recebida no estado. “A Paraíba me ajudou a realizar esse sonho. Trabalhei pela Paraíba toda, em várias cidades, dando o melhor que a gente tem, salvando vidas e fazendo aquilo que sabemos fazer. É uma grande honra receber hoje esse título de cidadão paraibano”, declarou.
A população paraibana pode acompanhar todas as matérias apresentadas na ALPB, assim como, sessões ordinárias, visitas técnicas, reuniões de comissões, solenidades e debates através da TV Assembleia, pelo canal 8.2, e também pelo canal TV Assembleia PB no Youtube.