ALPB apresenta projeto premiado em congresso nacional

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) tem se destacado nacionalmente por ações inovadoras de inclusão, acessibilidade e fortalecimento da cidadania, consolidando-se como referência em comunicação pública no Brasil. A prova [...]

📅 Publicado em 5 de fevereiro de 2026 📍 João Pessoa, PB

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) tem se destacado nacionalmente por ações inovadoras de inclusão, acessibilidade e fortalecimento da cidadania, consolidando-se como referência em comunicação pública no Brasil. A prova disso é a participação da Casa no 3º Congresso de Comunicação Pública do Sudeste, que acontece nestas quinta (e) e sexta (6), em São Paulo, onde a ALPB apresentará um de seus projetos audiovisuais premiados nacionalmente.

A apresentação ocorre nesta quinta-feira (6), às 14h40, durante a mesa-redonda “Acessibilidade e inclusão na Comunicação Pública – Do marco legal à execução”, com a participação do coordenador de Redação da TV ALPB, Wellyton Queiroz. Ele vai expor o trabalho “Comunicação pública premiada: o audiovisual legislativo como ferramenta de inclusão e fortalecimento da democracia”, baseado no documentário Sociedade Singular, vencedor do Prêmio Unale 2025 na categoria Reportagem Legislativa.

Para Wellyton, a presença da Assembleia no evento representa um importante reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela comunicação pública do Parlamento paraibano. “Participar do 3º Congresso de Comunicação Pública do Sudeste é uma oportunidade estratégica para mostrar que acessibilidade e inclusão precisam estar no centro da comunicação pública. Na mesa sobre o tema, apresento o documentário Sociedade Singular como um case da Assembleia Legislativa da Paraíba que traduz, na prática, o compromisso da ALPB com uma comunicação mais humana, acessível e representativa. É um trabalho que vai além da informação: promove visibilidade, respeito e pertencimento, mostrando que comunicar bem é também incluir”, destacou.

A produção retrata o papel do Poder Legislativo na construção e fiscalização de políticas públicas voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), evidenciando os desafios enfrentados por famílias atípicas e como as leis aprovadas pela ALPB têm contribuído para fortalecer a cidadania, ampliar a inclusão e promover mais dignidade para essa população. Com abordagem humanizada, o documentário traduz conteúdos legislativos em narrativas acessíveis, aproximando o cidadão do Parlamento e fortalecendo a democracia.

O diretor da TV Assembleia, Marco Wéric, ressaltou que o reconhecimento nacional reafirma o compromisso da emissora com uma comunicação pública inclusiva e transformadora. “Esse prêmio e a participação no congresso mostram que estamos no caminho certo ao investir em um audiovisual que humaniza o Parlamento e amplia o acesso à informação. Nosso objetivo é que as pessoas se vejam representadas e compreendam como as políticas públicas impactam suas vidas”, afirmou.

Já o secretário de Comunicação da ALPB, Zé Maria, destacou que a atuação da Casa no congresso reforça o protagonismo da Assembleia no cenário nacional da comunicação pública. “A ALPB tem sido referência por unir transparência, inclusão e inovação na comunicação institucional. Estar nesse congresso é uma oportunidade de compartilhar experiências, aprender com outras iniciativas e reafirmar nosso compromisso com o fortalecimento da democracia”, ressaltou.

Sobre o Congresso

O 3º Congresso de Comunicação Pública do Sudeste é um evento regional gratuito de capacitação, realizado na Câmara Municipal de Praia Grande (SP), com o tema “A comunicação pública no fortalecimento da democracia”. A programação reúne palestras, debates e exposições sobre comunicação institucional, processos democráticos, acessibilidade, inclusão, desinformação, uso das mídias e boas práticas na administração pública, promovendo a troca de experiências entre profissionais, gestores, pesquisadores e representantes de instituições públicas.

A participação da ALPB ocorre em um momento de destaque nacional da Casa, que é tricampeã do Prêmio Unale. Em 2025, venceu com o documentário Sociedade Singular; em 2024, foi premiada na categoria Atendimento ao Cidadão com a campanha “Rompa o Ciclo de Violência”, da Comissão da Mulher; e, em 2023, conquistou o prêmio na categoria Gestão com o Plano de Adesão à Agenda 2030 da ONU, tornando-se pioneira entre os parlamentos brasileiros nessa iniciativa.

Últimas Notícias